Esportes Titulo Maestro
Diego Forlán dita o ritmo em Salvador e mantém a Celeste viva

Na Fonte Nova, Uruguai vence por 2 a 1 a Nigéria com gol e passe do atacante do Inter

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
21/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Globoesporte.com


Diego Forlán completava o jogo número 100 pelo Uruguai – o primeiro a alcançar a marca – e foi o maestro da vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria, ontem à noite, na Arena Fonte Nova, pela segunda rodada do Grupo B da Copa das Confederações. O atacante marcou um e deu assistência para o gol de Lugano, enquanto Mikel anotou do rival.

O resultado deixou o Uruguai perto da classificação porque o time, em terceiro, somou três pontos, o mesmo número da Nigéria, segundo. Porém, a equipe sul-americana encara na última rodada o Taiti, enquanto os africanos medem forças com a Espanha. 

Precisando da vitória, a Celeste começou melhor, marcando no ataque e chegou com perigo em arremate de Rodríguez que parou na defesa de Enyeama. A Nigéria respondeu aos 11 minutos, em cobrança de falta de Ogu que Muslera defendeu com dificuldade.

Mas os uruguaios foram premiados pela postura ofensiva. Forlán recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro. A zaga do time africano e Cavani falharam, mas o zagueiro Lugano conseguiu desviar ao gol vazio, aos 18.

Após o gol, a equipe sul-americana se encolheu na defesa, apostando em contra-ataques, deixou o rival crescer na e arrancar o empate. Em bela troca de passes, aos 36, Ogu tocou para Ideye, que rolou para Mikel. O camisa dez deu belo drible em Lugano e mandou no ângulo.

O gol animou os nigerianos, que por pouco não anotaram o segundo na sequência. Lugano saiu jogando errado e Musa chutou para fora. No fim, Omeruo quase virou em cabeceio, mas Muslera evitou.

Os gols desperdiçados fizeram falta, porque aos cinco minutos do segundo tempo o contra-ataque uruguaio funcionou. Suárez roubou a bola e tocou para Cavani passar para Forlán. O jogador do Internacional bateu de primeira e balançou a rede.

Desta vez, a Celeste soube se defender, enquanto a Nigéria trocava passes, mas sem qualidade para criar jogadas. Já o Uruguai desperdiçou excelentes oportunidades de ampliar.

Forlán deu belo lançamento para Cavani, que, sozinho, errou o alvo, aos 16. Pouco depois, Forlán cobrou falta na cabeça de Cavani, que, novamente, errou o alvo.

Com a vantagem mínima no placar, o Uruguai se segurou atrás e assegurou a vitória.

Para uruguaio do Inter, eliminação seria catástrofe

“Seria uma grande catástrofe ficar fora”. Com esta frase, Diego Forlán resumiu o sentimento de alívio dos uruguaios pela vitória que deu sobrevida ao time no torneio da Fifa.

Reserva na primeira rodada, o atacante foi determinante na vitória. “Sair na primeira fase seria complicado. Esta vitória mantém nossas chances. Agora está tudo bem”, disse o atacante do Internacional, que comemorou 100 jogos com a camisa da Celeste e passa a ser o maior artilheiro do time, com 33 gols.

O resultado mantém as chances do Uruguai de avançar para a próxima fase. Para isso, terá de torcer por vitória da Espanha sobre os africanos e golear o Taiti.

Os nigerianos têm hoje saldo positivo de quatro gols. O Uruguai tem zero, porque sofreu dois na derrota para a Espanha e um da Nigéria. Por outro lado, marcou um contra os espanhóis e dois diante dos africanos.

O atacante Cavani não parece preocupado, pois sabe que vitória simples da Espanha sobre a Nigéria e de sua equipe sobre o Taiti garante a Celeste. “O mais importante, primeiramente, é vencer o Taiti”, resumiu. (Marco Borba)

Treinador não mostra abatimento

O técnico da Nigéria, Stephen Keshi, não se mostrou insatisfeito com o desempenho dos nigerianos, apesar da derrota para o Uruguai. Porém, o treinador alertou para a falta de organização que o time africano apresentou em campo.

“Foi boa partida. Gostei da minha equipe. O que faltou foi a gente se organizar um pouco mais em campo. Isso causou a diferença. Estamos jogando juntos há apenas um ano e meia. Queremos acrescentar um pouco mais de organização e profissionalismo à equipe”, disse o treinador.

Keshi disse também que ainda acredita na classificação da equipe para a próxima fase. “É lógico que temos todas as possibilidades. Um jogo pode ser decidido nos últimos minutos. E temos condições de ir além”, destacou o comandante nigeriano. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;