Nacional Titulo
Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas é inaugurada
Por Da Agência Brasil
30/11/2002 | 12:40
Compartilhar notícia


A tradicional árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas será inaugurada às 20 horas deste sábado com um grande show musical e queima de fogos. Nesta sétima edição do evento, a novidade ficará por conta da iluminação nos seus 82 metros de altura, equivalentes ao tamanho de um edifício de 27 andares. Serão 2,8 milhões de microlâmpadas - 200 mil a mais do que no ano passado. Ainda foram instalados 25 mil metros de mangueiras luminosas, que farão os efeitos e o desenho do tema deste ano.

A árvore de Natal da Lagoa é resultado de uma parceria entre a Bradesco Seguros e Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e consta desde 1999 no Guinness Book de Recordes, como o maior enfeite flutuante de Natal do mundo. Este ano, a árvore se deslocará entre dois pontos: um próximo ao Corte do Cantagalo e, outro, perto do Clube Caiçaras.

A cerimônia de inauguração será realizada num palco montado no Parque do Cantagalo e iniciada com um concerto de gala da Orquestra Sinfônica Pró-Música, com arranjos do maestro Eduardo Lajes e regência de Roberto Tibiriçá, e participação do Coro do Theatro Municipal, com os solistas Petro Gattuso (tenor) e Mônica Maciel (soprano).

O ator Edson celulari será o mestre de cerimônia do espetáculo que terá, ainda, as participações de Daniela Mercury e Roberto Frejat. Depois da apresentação, a Árvore, que estará toda enfeitada por laços, será rebocada até o centro da Lagoa, tendo seu percurso acompanhado por uma queima de fogos.

Outra novidade na iluminação deste ano será a utilização de oito "moving lights" de sete mil watts cada um, que iluminarão não só a estrutura do projeto, mas também o céu e o espelho d’água, fazendo com que a dança de luzes seja admirada à noite de qualquer ponto da cidade.

O projeto de construção da árvore levou mais de três meses de elaboração, sendo iniciado em setembro, com a montagem da base de operações, e envolve no total 1.500 profissionais. A árvore é sustentada por oito flutuadores que pesam 16 toneladas cada, compondo o conjunto flutuante de 350 toneladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;