Cultura & Lazer Titulo
Microsoft lança Windows Vista e Office 2007 para empresas
Por Da AFP
29/11/2006 | 18:26
Compartilhar notícia


A Microsoft lança nesta quinta-feira para as empresas as novas versões de seus dois produtos estrela, Windows Vista, novo sistema operacional para computadores pessoais, e Office 2007, um lançamento duplo muito esperado e crucial para a líder mundial dos programas de informática.

Os usuários privados deverão esperar até o dia 30 de janeiro para ter acesso a esses programas.

O lançamento é crucial para a Microsoft, já que as versões do Windows e do Office representam 90% de seus lucros e dois terços de suas vendas. Em 10 anos, esta é a primeira vez que o grupo lança simultaneamente as atualizações de seus dois produtos-chave.

O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, viajará na quinta-feira para Nova York para apresentar seus produtos solenemente.

Um enorme mercado está em jogo, já que mais de 90% dos cerca de 900 milhões de PC do mundo utilizam uma versão do Windows.

O êxito destes programas é um desafio para a Microsoft. Recentemente, o Google ofereceu na Internet programas similares e gratuitos, financiados pela publicidade, e distribuidores de programas de informática "livres" (com código informático público) também costumam oferecer seus produtos gratuitamente.

A concorrência é tão forte que a Microsoft lançou em meados de novembro versões limitadas, na Internet e gratuitas, de seu programa Office, e fez uma aliança com o grupo Novell, um dos principais distribuidores do sistema operacional "livre" Linux, seu principal rival.

A Microsoft investiu cinco anos para produzir sua nova versão do Windows, que substituirá o Windows XP, presente em 70% dos computadores mundiais.

A empresa também demorou quatro anos para modernizar o Office, que inclui o processador de texto Word, a planilha Excel e o programa de apresentações PowerPoint.

O Windows Vista inclui várias novas funções, baseadas nas últimas descobertas informáticas, mas nenhuma realmente revolucionária.

Entre elas, um novo aspecto gráfico com janelas transparentes, batizado de Windows Aero, e uma nova versão do navegador Internet Explorer, que permite múltiplas buscas paralelas na Internet a partir de uma mesma janela e a possibilidade de os pais controlarem a navegação dos filhos, entre outras novidades.

Além disso, há funções melhoradas de busca interna no PC e um software mais sofisticado de leitura de música e vídeo (Windows Media Center).

O Vista também incorpora o Windows Tablet PC, que permite usar uma tela tátil ao invés do teclado, uma agenda interativa, a possibilidade de dar ordens ao computador por meio da voz, um sistema mais aperfeiçoado contra ataques de hackers e de software espião, e um programa de cópia e gravação de DVDs e de montagem de vídeos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;