Economia Titulo
Países produtores de banana criticam alta das tarifas da UE
Da AFP
26/01/2005 | 21:58
Compartilhar notícia


Os países latino-americanos produtores de banana consideraram "inaceitável" a decisão da UE (União Européia) de elevar as tarifas da tonelada de banana que ingressar no bloco a partir de 2006. Os produtores realizaram uma reunião de cúpula em Quito, no Equador, para tratar do tema.

Os presidentes da Costa Rica, Abel Pacheco; da Colômbia, Alvaro Uribe; do Panamá, Martín Torrijos; da Guatemala, Oscar Berger, do Equador, Lucio Gutiérrez, e o chanceler de Honduras, Leonidas Rosa Bastidas, assinaram a Declaração de Quito.

O documento rechaça a pretensão da UE de elevar de 75 euros para 230 euros as tarifas por tonelada e anuncia o início de um diálogo entre os países latino-americanos produtores, os quais consideram que a medida "viola o compromisso assumido pela União Européia ante a Organização Mundial do Comercio".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;