Internacional Titulo
Governo de centro-direita é dissolvido na Noruega
Da AFP
14/10/2005 | 11:21
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro norueguês, Kjell Magne Bondevik, apresentou a dissolução de seu governo de centro-direita nesta sexta-feira, um mês depois da derrota nas eleições legislativas vencidas por uma coalizão de esquerda que assumirá o poder na próxima segunda-feira.

Bondevik recomendou ao rei Harald V que encarregue o candidato da nova maioria parlamentar, o trabalhista Jens Stoltenberg, de formar um novo governo. Stoltenberg, 46 anos, foi primeiro-ministro entre 2000 e 2001, e deverá anunciar na segunda-feira a composição de seu novo governo 'vermelho e verde', que agrupará trabalhistas, socialistas e políticos de centro.

Estes três partidos de esquerda obtiveram 87 das 169 vagas do Parlamento nas eleições legislativas do dia 12 de setembro, com promessas de reativação do estado de bem-estar na forte monarquia petrolífera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;