Cultura & Lazer Titulo
Dança Russa é destaque no Teatro Lauro Gomes
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
11/09/2005 | 08:03
Compartilhar notícia


A cultura russa volta a ganhar espaço neste domingo na região, com a apresentação do Espetáculo de Dança Russa, do Corpo de Baile Volkswagen Clube, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo, às 19h. Dirigidos por Gisella Paola Castelli, 19 bailarinos apresentam coreografias inspiradas em quatro regiões da ex-União Soviética.

Antes de produzir o espetáculo, Gisella mergulhou fundo nesse universo. Foram seis anos de uma pesquisa que começou durante as aulas com seu ex-professor, Ruslan Gawriljuk. O primeiro país homenageado pelos bailarinos é a Moldávia, com a Moldavian Dance, balé que aborda a paixão de uma moça.

Em seguida, a Ucrânia é retratada em uma coreografia alegre. A alusão às festividades ucranianas é feita a partir de fogueiras cênicas que servem para compor o ambiente. Com o figurino mais refinado do espetáculo, surge o balé que representa a cultura da gélida Sibéria. Para criar uma dança de lenços feitos de fios dourados, Gisella se inspirou no flax, uma fibra dourada que cresce às margens de um rio local.

Figura de destaque na cultura russa, a matrioska é tema da dança que encerra o espetáculo. Muito vendida como souvenir, é uma boneca oca que comporta outras várias bonecas semelhantes. Representam o lar, a fertilidade e a família. O cenário tem a imagem de uma matrioska com 2 m de altura e os bailarinos usam roupas iguais às da grande mãe.

Solos e números de curta duração cheios de bom humor serão apresentados entre as performances de danças típicas de cada região. Com idades entre 7 e 10 anos, as integrantes mais jovens simulam tocar a balalaika em uma das apresentações. Há, ainda, quatro solos entremeados na programação - um deles, Tsiganii, é inspirado em danças ciganas.

Espetáculo de Dança Russa - Com o Corpo de Baile Volkswagen Clube. Dir.: Gisella Paola Castelli. Neste domingo, às 19h. No Teatro Lauro Gomes - r. Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Ingr.: R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;