Setecidades Titulo
Escola de Sto.André é fechada e alunos ficam sem certificado
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
03/09/2005 | 09:57
Compartilhar notícia


A estudante Claudinéia Helena Gianatazio, 32 anos, moradora de Mauá, fez um curso supletivo para os ensinos fundamental e médio – de 5ª a 8ª série e do 1º ao 3º colegial – na Escola Sol Nascente, de Santo André, e desde agosto do ano passado aguarda a emissão do certificado de conclusão. A escola oferecia o curso preparatório em parceria com o Instituo Educacional Cristão, responsável pela aplicação das provas. Resultado: a primeira instituição fechou as portas, enquanto a última, com sede em São Paulo, passa por sindicância da Diretoria Regional de Ensino Leste 5 por suspeita de irregularidades. Por causa do impasse, a estudante, que prestou vestibular em outubro do ano passado e foi aprovada no curso de Direito não pode se matricular sem que tenha o certificado de conclusão.

De acordo com Claudinéia, o curso teve início em março de 2004 e foi concluído quatro meses depois. "Quando encerrei o curso, disseram que pegaria o certificado em no máximo 90 dias. Cobrei várias vezes e informaram que o documento seria emitido pelo Colégio Cristão. Só em janeiro deste ano me deram uma declaração de que havia feito os cursos. A universidade não aceitou o documento e, por essa razão, não pude me matricular. Fui enrolada", disse.

A estudante afirmou que tinha aulas todos os dias no período em que freqüentou a Sol Nascente no ano passado. Na ocasião, a escola estava situada à rua Siqueira Campos, no Centro de Santo André. "Não encontro mais ninguém lá. No único telefone que a escola tinha ninguém atende. Também fui ao Colégio Cristão, em março deste ano, e me informaram que a escola estava interditada. Não sei mais o que fazer. Acho que vou procurar a Justiça." Claudinéia diz ter pago cerca de R$ 1 mil nos dois cursos. A reportagem do Diário não conseguiu contato com representantes das instituições nos telefones indicados pela estudante.

A Diretoria Regional de Ensino de Santo André informou que cursos preparatórios não precisam ter registro nas diretorias de ensino do Estado para funcionar, apenas as que ministram as provas e emitem diplomas. É o caso do Instituto Educacional Cristão.

A Diretoria Regional de Ensino Leste 5, no Parque da Mooca, admitiu que o Colégio Cristão passa por sindicância desde o final do ano passado, mas não revelou qual seria a suposta irregularidade. Informou que somente após a conclusão da sindicância é que será possível apontar qual era a situação da escola.

O conselho das diretorias regionais de ensino – ligadas à Secretaria de Estado da Educação – é que antes de se matricular em cursos livres ou à distância os alunos se informem se a instituição que oferece o curso é credenciada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;