Política Titulo Assegurada
Reali defende secretária de Saúde de Diadema

Apesar de rumores de queda, prefeito banca Cidinha no cargo

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/01/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), voltou a sair em defesa de sua secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta (PT). O chefe do Executivo afirmou que rumores de troca no comando da Pasta não passam de boatos de quem está "bravo" com a gestão de Cidinha, como a titular é conhecida.

"De jeito nenhum (vou exonerá-la). Ela continua. É minha secretária de Saúde. Tudo não passa de boato", assegurou Reali. "Ela é uma pessoa da maior idoneidade e capacidade técnica. Não sei quem comentou. É de alguém que está bravo", emendou o petista.

A possível queda de Cidinha ganhou força nos corredores do Paço de Diadema logo após os festejos de fim de ano. Em 2011, a titular da Pasta havia sido contestada por vereadores pelo fato de não ter trato político para o posto. Outro fator de descontentamento com a gestão dela na Saúde é ausência de grandes mudanças no setor.

Quando chegou à administração, em maio de 2009, a secretária foi extremamente elogiada por Reali. O prefeito declarou até que um dos seus maiores feitos foi trazer a profissional ao primeiro escalão. Médica sanitarista, Cidinha é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Seu currículo gerou boa expectativa no alto escalão do governo. Mas a Saúde não deu o salto de qualidade esperado - principalmente pelos problemas visíveis no Hospital Municipal, no bairro Piraporinha, e a falta de atendimento em Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela cidade.

Reali reconheceu as dificuldades da área, mas negou que as falhas sejam de responsabilidade exclusiva de Cidinha. "A Saúde é um problema no Brasil todo. Estamos com dificuldade de repor quadro de médicos e abrimos concurso agora para tentar sanar isso", alegou. O prefeito disse, inclusive, que pretende fomentar parceria entre as Pastas de Saúde e Educação para a formação de médicos para atender a alta demanda de Diadema.

REALIZAÇÕES
A Prefeitura informou que a política pública de Saúde de Diadema foi congratulada na 4ª Edição Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde, durante a 14ª Conferência Nacional na área. O município ficou entre as dez experiências nacionais em avaliação da mesma premiação.

Sobre futuras instalações, a administração disse que está prevista para 2013 a construção do complexo Campanário, que abrigará uma creche e uma UBS. O prédio terá três pavimentos e uma área construída de 1.180 metros quadrados. De acordo com o governo, o valor da intervenção é de R$ 2,6 milhões.

Além disso, há estimativa de início das obras, no primeiro semestre de 2012, da Unidade de Pronto-Atendimento Piraporinha, que terá 20 leitos e capacidade para 450 pacientes por dia. A UPA será construída na Avenida Encarnação, atrás do Hospital Municipal. (Colaborou Rogério Santos)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;