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Usuários da UBS do Jd.Silvina enfrentam mais um dia de fila
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
08/01/2005 | 17:30
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Usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Silvina, em São Bernardo, enfrentaram mais um dia de fila e desinformação. Cerca de 250 pessoas estiveram na manhã de sexta-feira no posto para agendar consultas com especialistas ou se cadastrar no novo sistema, instalado em dezembro. Por falta de treinamento, funcionários criaram confusão no atendimento.

Desde o início da semana, a população do bairro enfrenta problemas na UBS. Na quinta, houve pane no sistema e todas as pessoas que estavam na fila voltaram para casa sem conseguir marcar consultas ou se cadastrar. Na sexta, o fluxo de pessoas dobrou, e os funcionários, despreparados para atender a demanda, davam informações desencontradas. Alguns diziam que só poderiam marcar consulta depois de a pessoa estar cadastrada. Outros não sabiam como fazer para entregar as senhas.

Mães com crianças de colo, gestantes e idosos ficaram revoltados com o descaso dos atendentes. Parte chegou às 4h para conseguir uma senha. O atendimento teve início às 8h. “Estou aqui desde as 6h. Não sei se vou conseguir a senha para me cadastrar”, disse a doméstica Altair da Silva Lima, 29 anos, que estava com seu filho de dez dias. Por volta das 9h, Altair conseguiu se cadastrar e marcar a consulta para o bebê.

A falta de informação era o que mais revoltava as pessoas. A auxiliar de limpeza Maria de Lourdes de Lira, 61 anos, esteve todos os dias desta semana na UBS e, até sexta, não havia conseguido marcar consulta com o clínico-geral. “Não aguento mais essa palhaçada. Preciso trabalhar e não posso mais perder tempo para me cadastrar”, disse.

A chefe de Divisão das UBSs de São Bernardo, Silvana Giovanelli, disse que houve uma série de informações desencontradas por parte dos funcionários da unidade. “Os atendentes não souberam explicar o procedimento correto à população. Não é necessário se cadastrar para agendar consulta. Hoje (sexta) vou reuni-los e repassar as regras da unidade. Além disso, vamos espalhar cartazes pelo posto orientando as pessoas sobre a desobrigatoriedade do cadastro.”

A unidade atende diariamente 350 pessoas no pronto-atendimento e 150 no ambulatório. Para Silvana, os últimos dois dias fugiram da rotina. “Houve tumulto e por isso entregamos senhas.”




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