Internacional Titulo
Papa insiste no fim da pena de morte
Do Diário do Grande ABC
12/12/1999 | 17:28
Compartilhar notícia


O papa Joao Paulo II reiterou este domingo o apelo que vem fazendo há longo tempo pelo fim da pena da morte em todo o planeta. Falando da janela de seus aposentos diante da Praça de Sao Pedro, o pontífice elogiou uma nova iniciativa anunciada em Roma, de que cada vez que algum país abolir a pena de morte sejam acesas as luzes douradas do Coliseu.

Essa iniciativa começará na noite deste domingo, no antigo anfiteatro onde na época do império romano gladiadores e feras lutavam entre si até a morte para entreter as multidoes.

Antes, Joao Paulo II tinha visitado uma pequena paróquia na periferia de Roma, perto do primeiro portao, pelo qual durante a idade média os peregrinos passavam antes de comemorar os Anos Santos. "Esta é minha última visita a uma paróquia antes do novo milênio", declarou o papa, que também é o bispo de Roma. Também foi sua 290ª visita paroquial desde que assumiu o papado há duas décadas, e ainda lhe faltam outras 40 para cumprir seu objetivo de visitar todas as paróquias de Roma.

Neste terceiro Domingo de Advento antes do Natal, o pontífice benzeu crianças da paróquia dos Santos Urbano e Lorenzo, bem como as imagens do Menino Jesus levadas pelos fiéis que armaram seus presépios em casa. O papa parecia bem de saúde, apesar de um leve resfriado que lhe provocava tosse durante a visita. Mais tarde, ele abençoou as crianças reunidas na praça diante de sua janela.

Durante o Natal, Joao Paulo II vai inaugurar o Ano Santo do milênio ao abrir uma porta especial na Basílica de Sao e Pedro, e dirigindo-se à multidao na Praça de Sao Pedro fez um convite: "convido todos vocês, crianças, jovens, romanos, todos, a passar pela Santa Porta no grande jubileu do 2000".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;