Setecidades Titulo Serra do Mar
Depois de 20 horas, bombeiros resgatam grupo na Serra do Mar

Vítimas foram localizadas na região do Parque Ecológico Perequê, em Cubatão, com quadro de hipotermia e ferimentos leves

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
19/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Equipes do Corpo de Bombeiros localizaram ontem, por volta das 16h30, após 20 horas de trabalho, as duas mulheres que permaneciam perdidas na Serra do Mar, na trilha da Cachoeira da Torre, em São Bernardo, desde a noite de domingo. As vítimas, socorridas com ferimentos leves pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Cubatão, no Litoral.

De acordo com a corporação, a estudante Bianca Silva Almeida, 17 anos, e a técnica de segurança Carmelina Soares de Moura, 45, foram localizadas em trecho de difícil acesso na região do Parque Ecológico Perequê, em Cubatão. “Como é uma área com muitas torres de transmissão, foi necessário que o socorro fosse realizado por equipes da Baixada Santista, até para facilitar a retirada das vítimas”, relata o comandante do Corpo de Bombeiros de São Bernardo e Diadema, capitão Vagner Martins.

Segundo o capitão, ambas as vítimas, no momento do socorro, apresentavam quadro de hipotermia e pequenas fraturas nos membros inferiores, decorrentes de quedas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Bianca e Carmelina teriam chegado à trilha no domingo, por meio de acesso clandestino, acompanhadas de dois rapazes. “Trata-se de uma trilha proibida para visitantes. Até onde sabemos, eles acessaram o local de maneira irregular por volta das 7h. Em determinado trecho, os homens decidiram fazer rapel em uma parede de 20 metros, entretanto, as meninas se recusaram por medo. O grupo acabou combinando que elas iriam aguardar os rapazes em determinado local, mas no fim os quatro se desencontraram”, revela Martins.

Preocupados com a falta de iluminação, Gleidson Rodrigues e Marcelo Vilas Boas (a idade de ambos não foi fornecida pela corporação até o fechamento desta edição) entraram em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 20h de domingo pedindo socorro, mas só foram resgatados às 3h, após se perderem da equipe.

Ao todo, cinco viaturas e 16 profissionais foram deslocados para o resgate do grupo. Por se tratar de trecho de mata fechada, o Corpo de Bombeiros contou com a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar e optou por dividir as cinco equipes da corporação por áreas de cobertura.

 

ANGÚSTIA

Preocupados com o desfecho do desaparecimento, familiares e amigos de Bianca e Carmelina acompanharam durante todo o dia o trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros.

Irmão de Carmelina, o guarda municipal Antônio Moura, 41, passou a madrugada toda esperando notícias sobre o socorro das vítimas. “Ela já faz trilhas há um ano. Como moramos próximo daqui, uns amigos acabaram me avisando sobre o desaparecimento. Vim correndo e só vou sair agora para encontrá-la no hospital”, relata.

Para a caixa Edna Cristina Fonseca Silva, 40, mãe de Bianca, o desespero começou ainda na noite de domingo. “Ela costuma chegar por volta das 19h, mas quando era 23h, não tinha aparecido ainda e me desesperei. Foi quando decidi sair de casa (no Centro de São Paulo) para procurar notícias.”

O caso foi registrado no 4º DP (Riacho Grande) de São Bernardo. Como o grupo acessou a trilha de maneira irregular, todos poderão responder criminalmente por meio do pagamento de multa administrativa para os responsáveis pelo parque.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;