Setecidades Titulo Educação
Maestro João Carlos Martins dá show em escola de São Bernardo

Alunos exibiram canção composta em instrumentos confeccionados a partir de recicláveis

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Baldes, canos, tampas de garrafa e materiais que são descartados no lixo se transformaram em instrumentos musicais nas mãos de 28 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Emeb Professor Cassiano Faria, em São Bernardo. Ontem, eles apresentaram o que aprenderam durante as oficinas de música a um visitante ilustre: o maestro João Carlos Martins.

A apresentação especial foi feita por grupo de crianças com idade entre 10 e 11 anos. Foi exibida canção composta pelos próprios pequenos, que fala sobre os benefícios da reciclagem.
Depois dos minutos de atenção voltada para os músicos mirins, o maestro aproveitou para fazer a brincadeira de reger a orquestra de iniciantes. Com a ajuda do artista, reconhecido internacionalmente pelo talento como pianista e história de vida devido a problema motor, os alunos tocaram trecho da Nona Sinfonia de Beethoven. “Além de a música ajudar na criatividade, acho tudo isso mais do que brilhante, emocionante”, comentou Martins.

O concerto promovido pelos estudantes é fruto de sete oficinas de confecção dos instrumentos e aprendizado de noções básicas de música. A ação integra o projeto Reciclar é Show, idealizado pela iniciativa privada e presente em 100 escolas espalhadas por dez cidades brasileiras, sendo dez em São Bernardo. Na cidade, 350 crianças são beneficiadas.

Para o maestro, tanto quanto o esporte, a música tem o poder de inclusão social e, por isso, deve ser incentivada por gestores e pais. “Comecei meus estudos na música aos 8 anos e terei orgulho de, no último dia da minha vida, dizer que fui um artista. Agora tento deixar legado com a musicalização das crianças”, diz.

Com o sentimento de dever cumprido, os estudantes aproveitaram cada segundo ao lado do artista. O pequeno Nicolas Richard Gomes, 10, colheu autógrafo do maestro como recordação. “Quando crescer, quero ser igual a ele”, revelou o aluno, que estava ansioso pelo momento em que seria assistido por Martins tocando tambor feito com balde de plástico.

PROJETO

Cada escola encaminhará vídeo com o trabalho feito para comissão e serão eleitas cinco escolas para receber prêmio de R$ 15 mil. De acordo com o gerente da empresa Tang no Brasil, Théo Vieira, após passar por votação popular na internet, a vencedora participará de concerto regido pelo maestro no Auditório do Ibirapuera, em outubro. A mais bem votada receberá projeto de formação musical durante um ano.

Música amplia concentração de alunos

Além dos conhecimentos musicais, as oficinas também levaram benefícios para a vida escolar dos alunos. De acordo com a educadora da turma do 4º ano da Emeb Professor Cassiano Faria e professora há 19 anos Cássia Helena Fontinhas, os estudantes ficaram mais calmos, mais atentos à explicação das matérias e mais empenhados nas tarefas diárias.

Outro benefício destacado pela docente é a disseminação de boas práticas, como noções de sustentabilidade pelos alunos. “Eles reeducam os pais em casa e movimentam toda a escola com o projeto de reciclagem”, destaca Cássia.

As oficinas de música foram realizadas com arte-educadores treinados pelo músico, luthier, artista plástico e educador Fernando Sardo. Segundo o coordenador do projeto em cinco escolas de São Bernardo, Guilherme Pacheco, a proposta é trabalhar conceitos básicos de musicalidade, como a percussão corporal, somado à importância de reaproveitar materiais. “É incrível como algumas crianças nunca tinham tido contato com instrumentos musicais e, no entanto, já demonstraram aptidão”, comenta.

Outra percepção do músico é a ampliação da união do grupo e a participação de alunos mais introvertidos nas tarefas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;