Cena Política Titulo
Reunião que pode selar futuro da UFABC
Por Raphael Rocha
15/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O futuro da reitoria da UFABC (Universidade Federal do ABC) pode ser decidido em uma reunião hoje, mas um fato indica o rumo que o governo de Michel Temer (MDB) tomará. O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), convocou encontro com grupo de professores e técnicos administrativos da universidade para discutir o impasse. Vale lembrar que, na eleição interna, o nome do atual vice-reitor, Dácio Roberto Matheus, foi escolhido – ele era candidato único. Na lista tríplice enviada a Brasília constam ainda os professores José Alex Sant’Anna e Ronei Miotto, que, embora não tenham concorrido, figuram no rol por serem decanos da instituição. O Diário já mostrou que corre informação de que Temer não indicará Dácio por entender que ele tem ideias ligadas ao PT e, por isso, posterga a nomeação – atual reitor, Klaus Capelle teve mandato prorrogado por tempo indeterminado. E, curiosamente, Dácio não foi convidado para a reunião de hoje, no Ministério da Educação. Sant’Anna e Miotto foram chamados ao encontro. Grupos que defendem a nomeação de Dácio já começam a se mobilizar e, caso ele não seja escolhido, a UFABC pode passar por uma grave crise institucional, preveem alguns funcionários e professores.

Ponto em comum
Adversários na eleição de 2008 à Prefeitura de Mauá, o ex-prefeito Oswaldo Dias (PT) e o vereador Chiquinho do Zaíra (Avante) se encontraram em um restaurante da cidade. Os dois devem ser candidatos a deputado estadual na eleição de outubro e riram de uma situação: devem estar juntos disputando votos de quem não gosta da administração de Atila Jacomussi (PSB).

Alianças
Enquanto não decide se vem ou não como candidato a deputado na eleição de outubro, o presidente da Câmara de São Bernardo, Pery Cartola (PSDB), vem tratando de projetos eleitorais com o mandatário do Legislativo de Mauá, Admir Jacomussi (PRP), pai do prefeito mauaense, Atila Jacomussi (PSB). Jacó tem avançado debate para ser candidato a deputado estadual. Pery, por sua vez, estuda lançar projeto à Câmara Federal, mesmo sem apoio do PSDB e do governo de São Bernardo.

Aula magna
A Faculdade de Direito de São Bernardo realiza na terça-feira, a partir das 20h, aula magna com o tema Justiça Eleitoral e Eleições 2018. O palestrante será o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, atual presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e professor na Direito São Bernardo. A entrada será franca e não há necessidade de inscrição prévia. A atividade acontece no anfiteatro da instituição, na Rua Java, 425, Jardim do Mar.

Posse
Márcio França (PSB), vice-governador de São Paulo, vai tomar posse como governador do Estado no dia 6, às 8h30. Essa data é a véspera do limite para que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se desincompatibilize do cargo para concorrer à Presidência da República.

Taxa
O diretório estadual do PSDB cobra taxa de inscrição nas prévias do partido para escolha do candidato ao governo do Estado. Para formalizar a intenção em concorrer na disputa interna, o postulante precisa desembolsar R$ 45 mil e efetuar o pagamento até amanhã. Dois dos pré-candidatos já reclamaram: o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e o suplente de senador José Aníbal. Além deles, querem ser candidatos do PSDB o prefeito paulistano, João Doria, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e o empresário Luiz Felipe D’Ávila.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;