Setecidades Titulo Concurso Literário
Desafio de Redação tem início em Mauá

Primeiro dia de provas trouxe reflexão de alunos e professores sobre importância do tema

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
22/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Envolvendo alunos e professores, o primeiro dia de provas da 11ª edição do Desafio de Redação, concurso promovido pelo Diário, teve início ontem, em Mauá. No total, oito escolas na cidade escreveram sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

Entre as escolas está a EE Therezinha Sartori, na Vila Noêmia, vencedora do prêmio principal por duas vezes. Conforme a diretora Rita de Fátima Sola, o tema já é discutido com os alunos em atividades na sala de aula. “Sempre falamos sobre a limpeza da escola, da qual eles também são responsáveis por não sujar este espaço. A lembrancinha do Dia dos Pais também foi feita com garrafa PET”, contou.

Estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Bárbara Soares Lucena, 12 anos, buscou inspiração no consumismo para o desenvolvimento do seu texto. “Hoje, as pessoas compram muito e logo jogam tudo fora. Isso faz com que muito mais lixo seja produzido”, explicou.

Já Sarah Melchiades Guedes, 12, também do 7º ano, abordou outra diretriz. “Escrevi sobre o lixo que a gente produz e como ele pode afetar o habitat dos animais. O tema é muito abordado, mas assim que fiquei sabendo qual ia ser, precisei pesquisar mais sobre o assunto”, afirmou.

“Trata-se de um tema bastante rico, além de também ter possibilidade de ser abordado em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar)”, destacou a professora de Língua Portuguesa e de Inglês da unidade Helena Yuki Kanomato, que participou do concurso na categoria destinada aos professores.

A docente de Língua Portuguesa Rita de Cássia Fiacandori falou da importância do concurso para o incentivo aos estudos. “É uma oportunidade de se aprofundar no tema (proposto)”, citou.

O Desafio de Redação continua hoje na cidade. A correalização é da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), com patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado e Braskem, além da rede de academias Smart Fit. O concurso vai até o dia 29 de setembro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;