Nacional Titulo
MST é aprovado por 56% e avalizado por 32%, diz Ibope
09/03/2006 | 00:10
Compartilhar notícia


Ao mesmo tempo que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) intensifica suas ações por todo o país, o Ibope está divulgando uma pesquisa mostrando que 56% dos brasileiros desaprovam essas ações. De acordo com a maioria dos entrevistados, a invasão de terras tem resultados mais negativos do que positivos na busca da reforma agrária. Na opinião de outros 32% dos entrevistados, os métodos do MST podem ser considerados positivos; e 13% não sabem ou preferem não opinar.

A pesquisa sobre a imagem do MST foi encomendada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Os pesquisadores, que estiveram nas ruas entre os dias 16 e 20 de fevereiro, ouviram 2.002 pessoas em 142 cidades. Verificaram que, além não aprovar os métodos do MST, a maioria da população teme seus efeitos sobre o processo democrático. Diante da pergunta "na sua opinião, as invasões de terras promovidas pelo MST abalam ou não a democracia brasileira?", 76% responderam positivamente.

A pesquisa também expôs a desconfiança da população sobre os resultados da reforma agrária. Diante da pergunta sobre qual é o destino dado aos lotes dos assentamentos rurais, 57% disseram acreditar que são vendidos ou alugados. Embora discordem dos métodos do MST, a maioria dos entrevistados acredita que o seu alvo é de fato a reforma agrária.






Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;