Política Titulo Santo André
Projeto da Cidade Pirelli
é aprovado pelo governo

Proposta idealizada pelo prefeito Celso Daniel, morto em
2002, sai do papel após 13 anos de tramitação em Sto.André

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/12/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


Depois de 13 anos no papel, o famigerado projeto Cidade Pirelli, em Santo André, finalmente começa a ganhar corpo. A proposta, idealizada pelo prefeito Celso Daniel (PT - que morreu em 2002) foi aprovada no Conselho Municipal de Políticas Urbanas. O alvará de construção será liberado nos próximos dias pelo Paço. É o último passo para o início da obra, em espaço de 46,7 mil m² e a cargo da empresa Brookfield.

Os entraves, até então, estavam na negociação de contrapartida, documentação e aprovação do projeto pelo governo. O investimento será de R$ 300 milhões, envolvendo um shopping, dois hoteis, um prédio comercial e seis residenciais. A previsão de conclusão é entre março e dezembro de 2013.

Por conta do projeto, a cidade vai receber cerca de R$ 8 milhões de contrapartida, incluindo adequação do sistema de drenagem e ampliação das avenidas Giovanni Batista Pirelli, Capuava e Santos Dumont, desde o Ipiranguinha até o Viaduto Cassaquera. Outra aplicação se dará em parceria com o governo do Estado por meio de Veículo Leve sobre Trilhos, que partirá da nova estação Pirelli da CPTM até o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, além de terminal rodoviário.

O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), sustenta que a execução do projeto resultará em vitalização para a região do bairro Homero Thon. "A obra vai criar outro centro. Por isso temos de melhorar a situação viária", defendeu o petebista, salientando que nova alça será erguida junto ao Cassaquera ligando ao Trecho Sul do Rodoanel. "Essa saída vai aliviar o trânsito."

Remodelado, o projeto, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Frederico Muraro Filho, vai fomentar o desenvolvimento e a economia. "Trará benefícios enormes. É ambicioso e criará 6.000 postos de trabalho permanentes após a finalização."

O projeto original, de 1998, projetava a construção de blocos comerciais, casa de espetáculo, rua 24 horas, centro de convenções, hotel e reativação da estação. Não vingou. A proposta seria para implementação em dez anos, mas hoje a região conta apenas com parque com duas quadras e alguns bancos de concreto.

Aidan enfatizou que o projeto não é considerado do PT. "Todo mundo vai lembrar como uma bandeira de Santo André."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;