Esportes Titulo Campeonato
Brasileirão terá temporada imprevisível
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
07/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Vinte clubes, quatro vagas na Copa Libertadores de 2011 e um campeão. Rivalidade, emoção e show de bola pelos quatro cantos do País no Campeonato Brasileiro que começa amanhã. Para alguns, a chance de ratificar o bom momento vivido nos estaduais, para outros a possibilidade de salvar a temporada. E um ingrediente extra: 38 dias de pausa para a realização da Copa do Mundo.

Alguns clubes largam como favoritos. Santos, Atlético-MG e Grêmio contam com a confiança da torcida. O Peixe é considerado o melhor time do Brasil, e está um passo a frente dos demais, mas terá que comprovar que tem elenco para suportar jogos de alto nível toda semana. De qualquer forma, torcedores de todas as equipes estão ansiosos para ver Ganso, Robinho e Neymar desfilarem nos gramados brasileiros.

O Corinthians entra na competição com novos planos. Depois da eliminação na Copa Libertadores, o Brasileirão passou a ser a nova obsessão. A competição é a última chance da equipe conquistar algum título no ano do centenário e também de retornar para a Libertadores de 2011. O presidente Andrés Sanchez não medirá esforços para ir bem no Nacional, já que seu mandato vai até o começo de 2012, e só tem mais uma chance de dar o título sul-americano à torcida.

Para o Palmeiras, o Brasileirão é o fiel da balança: ou acaba com a crise que se instaurou no clube após as eliminações no Paulistão e na Copa do Brasil, ou indica um segundo semestre ainda mais sofrível.

Já o São Paulo aposta no talento de Fernandão para retomar o espírito vencedor que trouxe três títulos seguidos ao clube do Morumbi em 2006, 2007 e 2008. Antes, porém, o time terá de resolver a situação do ameaçado técnico Ricardo Gomes.

Correndo por fora estão Guarani e Grêmio Prudente. A equipe campineira está ausente da Primeira Divisão desde 2004, e sonha em repetir a campanha de 1978 que lhe rendeu o título. O clube contratou muitos jogadores e será montado com a competição em andamento. Já o Prudente utilizará a base que conseguiu vaga nas semifinais do Paulistão. O clube tenta melhorar a 11ª posição obtida no ano passado, quando estreou na elite.

Apesar das perspectivas, a temporada promete muitas surpresas. A pausa para a Copa do Mundo será fundamental em vários aspectos. Os clubes que largarem bem nas sete primeiras rodadas terão mais tranquilidade para administrar as inevitáveis mudanças no elenco após o mundial, que coincide com a janela de transferência para a Europa.

E ver para crer, mas são essas infinitas possibilidades que transformam o Brasileiro num campeonato sem favoritos, onde todos duelam nas mesmas condições, o que torna o futebol ainda mais apaixonante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;