Política Titulo Crise à vista
Motim de Lúcia Dal'Mas
é o 1° desafio de Pinheiro

Prefeito de São Caetano terá de intervir e evitar que o racha
com a vice e insatisfação não comprometam governabilidade

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
30/03/2013 | 07:43
Compartilhar notícia


Contornar a insatisfação da vice-prefeita de São Caetano, Lúcia Dal'Mas (PMDB), que rachou com o governo será o primeiro desafio de Paulo Pinheiro (PMDB) à frente do comando do Paço. Apesar da crise iminente, Lúcia tem pouca influência na administração e sua postura dificilmente contaminará outros integrantes do alto escalão governista.

Ela teve encontro com Paulo Pinheiro na quinta-feira e apresentou insatisfação com os rumos da gestão e reclamou da falta de estrutura para trabalhar no governo. "Não tenho nem motorista."

O gabinete da vice não fica no Palácio da Cerâmica - a sala situa-se no mesmo local do prédio da Câmara. O espaço também era usado por seu antecessor Walter Figueira Júnior (PTB), vice-prefeito na gestão José Auricchio Júnior (PTB).

Durante a reunião, o marido de Lúcia, Marco Antonio Dal'Mas, entregou o cargo de mando na Ouvidoria do município, evidenciando o racha político.

Apesar disso, a vice-prefeita alega que não há cisão com Pinheiro. "Apontei algumas situações que estão acontecendo que não concordo. Tem gente (no governo) blindando o prefeito para que ele não enxergue os problemas da cidade", disse.

Segundo ela, há integrantes do primeiro escalão do governo "envenenando" o chefe do Executivo. "Tem muita gente que fica rodeando ele, o que não é bom", considerou, sem mencionar nomes.

Nos corredores do Palácio da Cerâmica comenta-se que as críticas da vice-prefeita são direcionadas a três integrantes do secretariado de Pinheiro: o titular de Governo, Marco Antonio Santos Silva, da Pasta de Saúde, Sallum Kalil Neto, e o gestor de Planejamento e Gestão, Jarbas Elias Zuri, coordenador regional do PMDB. Procurados, Jarbas e Sallum evitaram comentar o assunto. "Esse é um assunto que compete ao prefeito", afirmou Sallum.

A assessoria de Pinheiro informou que ele, por enquanto, não comentará o assunto, contudo confirmou que o peemedebista recebeu pedido de demissão do marido de Lúcia.

Professora licenciada da rede municipal de São Caetano, Lúcia Dal'Mas foi escolhida para compor a chapa peemedebista na eleição municipal após pesquisa qualitativa encomendada pela legenda para identificar as prioridades da população. Historicamente, a cidade sempre teve prefeito ou vice professor ou médico. Mesmo tendo se dedicado ao corpo a corpo na campanha eleitoral, ela não detém força no meio político da cidade e não faz interferência nas deliberações políticas de Pinheiro.

Nos bastidores, Lúcia Dal'Mas é colocada como a vice que "não atrapalha", motivo adicional para ter sido escolhida para compor chapa com o correligionário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;