Setecidades Titulo São Caetano
Grafite conscientiza sobre descarte de lixo

Entupimentos de bocas de lobo são responsáveis por 90% dos alagamentos pontuais, diz Dae

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
01/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O descarte de lixo em via pública e o consequente entupimento das bocas de lobo são a causa de 90% dos alagamentos pontuais em São Caetano no período chuvoso, segundo o Dae (Departamento de Água e Esgoto) do município.

Com o objetivo de diminuir esse índice e minimizar os prejuízos causados pelas enchentes, a autarquia promove até o dia 18, em parceria com a Comjuv (Coordenadoria Municipal da Juventude) a ação Arte Deságua nas Ruas, na qual 25 bocas de lobo serão grafitadas pela dupla Yuri Sapucaia e William Raffa, monitores de skate da Comjuv.

O diretor-geral do Dae, Welington Kalil, destaca que a boca de lobo é parte essencial do equipamento de drenagem urbana. “Fazemos manutenção diária do sistema, mas a população precisa fazer sua parte.”

A ação integra segunda fase da campanha Boca de lobo não come lixo, que começou há 15 dias com cartazes espalhados pelas ruas e distribuição de material nas escolas. “Achamos todo tipo de detritos nas tubulações. Pensamos na campanha como alternativa para minimizar o impacto do lixo no sistema”, afirma o chefe da divisão técnica do Dae, Osmar Silva Filho.

Os profissionais informaram ainda que estão em teste caixas coletoras de resíduos, que não permitem o entupimento das bocas de lobo. Kalil destacou também que aguarda posição do governo estadual sobre a limpeza do piscinão da Avenida Guido Aliberti. “Isso é essencial para diminuir enchentes.”

Para os grafiteiros, a oportunidade é única. “É uma forma de conscientizar sobre o meio ambiente e a nossa arte, que é vista como marginalizada”, garante Sapucaia.

Já Raffa se empolga com a recepção do público. “As pessoas param para acompanhar e perguntar o significado. É bem legal.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;