Setecidades Titulo Religião
Católicos mantêm
tradição no Grande ABC

Corpus Christi é celebrado hoje com tapetes de serragem, missa e procissão

Por Camila Galvez
30/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As paróquias do Grande ABC mantêm a tradição de montar os tapetes de serragem que retratam cenas e símbolos da religião católica para o dia de Corpus Christi, celebrado hoje. Ainda na madrugada, fiéis se reúnem próximos às igrejas para manter vivo o hábito de enfeitar as ruas para consagrar o corpo e o sangue de Cristo.

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Matriz de São Bernardo, inicia a montagem ainda de madrugada na praça em frente à igreja. Por volta da meia-noite, a comunidade se reúne para colorir a serragem e fazer os desenhos.

Em Ribeirão Pires, as paróquias São José, no Centro, e Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, iniciam a montagem do tapete ao amanhecer, a partir das 6h.

Em Mauá, o tapete da Igreja Matriz Imaculada Conceição começa a ser confeccionado pela comunidade a partir das 8h, na Rua Santa Cecília. “O tempo precisa ajudar para a festa ficar bem colorida”, destaca a secretária paroquial Nirza Aparecida Silva.

Há também as igrejas que optaram pela solidariedade na hora de montar o tapete. Em Santo André, a Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, na Vila Rica, participa pela primeira vez. O tapete começa a ser confeccionado pela manhã com roupas, cobertores e alimentos, que serão doados para famílias carentes. “A população precisa muito. Começamos a receber as doações há 30 dias e os focos são os cobertores, por conta do inverno”, destaca a secretária paroquial Regina de Lima Dutra.

Quem também fará a tradição de forma solidária é a Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo, e a Igreja Matriz Imaculada Conceição, de Diadema. “Fazemos a montagem em frente à igreja e, depois, as peças são distribuídas para as pastorais. É bom porque ajudamos o próximo”, destaca a secretária paroquial Maria José Guimarães.

CELEBRAÇÕES

Além dos tapetes, missas e procissões celebram o corpo e o sangue de Cristo. Em Santo André, a Catedral do Carmo prepara missa campal que reunirá várias paróquias da região central da cidade a partir das 9h30. Na Matriz de São Bernardo, haverá celebrações às 7h, às 9h, seguida de procissão, e às 19h.

Na Paróquia Sagrada Família, em São Caetano, será realizada missa campal, às 10h, com a presença da comunidade de todas as igrejas do município. As procissões sairão por volta das 9h rumo à praça onde será feita a celebração. Na Matriz de Diadema haverá missa às 9h e, depois, a comunidade sairá em procissão pelas ruas do entorno.

Veja a programação completa abaixo.

Programação de Corpus Christi

Santo André

Catedral Nossa Senhora do Carmo
Endereço: Praça do Carmo, s/n, Centro
Programação: A partir das 9h30, procissões de diversas igrejas da região central da cidade se encontram para missa campal celebrada pelo bispo dom Nelson Westrupp

Paróquia São Camilo de Lelis
Endereço: Rua São Camilo, 53, Camilópolis
Programação: Às 9h será celebrada missa e, às 10h, haverá procissão pelas ruas do bairro.

Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos
Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, 50, Vila Rica
Programação: A missa será celebrada às 15h. O tapete feito com doações será montado pela juventude pela manhã.

São Bernardo

Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz)
Endereço: Praça da Matriz, Centro
Programação: Missa às 7h, às 9h com procissão e às 19h. O tapete é montado na Praça da Matriz a partir da meia-noite de quinta-feira.

Paróquia São João Batista
Endereço: Praça São João Batista – Rudge Ramos
Programação: Missa às 16h. O tapete será montado dentro da paróquia com cobertores e roupas que serão posteriormente doados para famílias carentes.

São Caetano

Paróquia Sagrada Família
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, 100, Centro
Programação: Às 10h será celebrada missa campal com a presença da comunidade de todas as paróquias do município, que virá em procissão até a praça da Matriz.

Diadema

Igreja Matriz Imaculada Conceição
Endereço: Praça da Matriz, Centro
Programação: A missa será às 9h e, depois, haverá procissão em torno da igreja. O tapete com roupas doadas começa a ser montado às 6h

Mauá

Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Praça Monsenhor Alexandre V. Arminas, 1, bairro Matriz
Programação: Missa solene com procissão às 16h. O tapete começa a ser montado por volta das 8h.

Ribeirão Pires

Paróquia São José
Endereço: Avenida Santo André, 110, Centro.
Programação: Às 15h, será celebrada missa, seguida de procissão. A montagem do tapete ocorre das 6h às 13h.

Paróquia Santa Luzia
Endereço: Rua Santa Luzia, 177, Santa Luzia.
Programação: Missa às 16h, seguida de procissão. A montagem do tapete começa a partir das 6h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;