Sua Saúde Titulo
Pneumonia

Infecção nos pulmões que acomete a região...

Por Leo Kahn
09/05/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Infecção nos pulmões que acomete a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, no interstício (espaço entre um alvéolo e outro). Provocada pela penetração de agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar, a pneumonia pode ter várias causas, incluindo infecção por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. 

Os principais agentes causadores da pneumonia são: bactérias; diplococcus pneumoniae; haemophilus influenza; staphylococcus aureus; lebsiella pneumoniae; entre os vírus o do sarampo. Alcoolismo, tabagismo, insuficiência cardíaca e a doença pulmonar obstrutiva crônica são condições que, sem exceção, predispõem à doença. Ocorre em todas as faixas etárias, sendo uma das principais causas de morte entre idosos e pessoas cronicamente doentes que apresentam supressão do sistema imune pelo uso de determinadas drogas ou doença (por exemplo, a Aids), os debilitados, acamados, paralisados, é também a infecção hospitalar fatal mais comum. Sexta causa de óbitos no mundo, sendo que só nos Estados Unidos cerca de 2 milhões de indivíduos desenvolvem quadro de pneumonia anualmente, levando de 40 mil a 70 mil pessoas à morte. 

Sinais e Sintomas:
- Febre alta;
- Tosse;
- Dor torácica;
- Alterações da pressão arterial;
- Confusão mental;
- Mal-estar generalizado;
- Falta de ar;
- Secreção de muco de cor amarelada ou esverdeada;
- Prostração.

Na maioria dos casos, o diagnóstico é confirmado por radiografia torácica, que também auxilia na determinação do causador da doença, também são examinadas amostras de escarro e de sangue com o objetivo de se identificar o micro-organismo responsável. 

FATORES DE RISCO
- Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
- Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
- Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
- Resfriados mal cuidados;
- Mudanças bruscas de temperatura.

SAIBA MAIS
- Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
- A pneumonia pode ocorrer após cirurgia, principalmente após cirurgia abdominal, ou um traumatismo, sobretudo um trauma torácico, que em decorrência da respiração superficial resultante, há comprometimento da tosse, com aumento da retenção de muco. 
- Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura.
- Os exercícios de respiração profunda e a terapia para eliminar secreções são úteis na prevenção da pneumonia em indivíduos de alto risco, como os debilitados ou submetidos à cirurgia torácica.
- Nos países em desenvolvimento, a pneumonia é a primeira ou a segunda causa principal de morte, sendo apenas suplantada pela desidratação causada pela diarreia grave.
- Deve-se isolar o paciente para evitar o contágio de outras pessoas.
- Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, diminuindo a probabilidade de complicações.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail paraleo.kahn@uol.com.br ou visite o blog www.topblog.com.br/endocrino .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;