Setecidades Titulo Meio Ambiente
MP investiga nova retirada de árvores
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
07/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Novo corte de árvores em vias públicas de São Caetano é alvo de investigação do MP (Ministério Público). Desta vez, a promotoria do Meio Ambiente do município estuda a real necessidade da remoção de 27 exemplares arbóreos no canteiro central da Avenida Goiás, altura do número 1.249.

O promotor de Meio Ambiente, Julio Cesar Abbud, acolheu nova representação feita pela Asascs (Associação dos Amigos de São Caetano). No início de abril, a entidade já havia denunciado a retirada de 15 árvores cinquentenárias na Rua João Pessoa.

"Queremos reforçar que essa sequência de derrubadas na cidade atesta que a Prefeitura não está preparada para lidar com questões relacionadas ao meio ambiente", observa o presidente da Asascs, Elísio Peixoto. Segundo ele, os exemplares adultos estavam saudáveis e o corte não tem justificativa.

De acordo com Abbud, o novo caso será encaminhado para a Dicma (Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais) de São Bernardo - responsável por São Caetano - para que seja instaurado inquérito policial.

A Prefeitura informou que a remoção da vegetação foi realizada após recomendação dos técnicos responsáveis devido ao alto risco de queda. A medida teria sido, de acordo com a administração, forma de prevenir possíveis riscos à segurança dos motoristas, tendo em vista que trata-se de local com grande circulação de veículos.

Os exemplares eram da espécie vulgarmente conhecida como cheflera-de-folha-grande. No lugar dos arbustos foram plantados 26 exemplares do tipo Tumbergia e dois do Resadá.

COBERTURA VEGETAL
São Caetano está distante do ideal apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em relação à cobertura vegetal nos municípios. A cidade tem cerca de 35 mil árvores, o que equivale a dez metros quadrados por habitante, enquanto o recomendado são 12.


Promotoria aguarda resposta sobre cortes na Rua João Pessoa

O promotor do Meio Ambiente de São Caetano, Julio Cesar Abbud, aguarda esclarecimentos formais do município sobre o corte das árvores na Rua João Pessoa. A Prefeitura ainda está no prazo para retornar ao Ministério Público.

Segundo a administração, a remoção foi necessária após início de intervenção viária na rua. Como compensação ambiental, será feito o plantio de 140 árvores adultas.

O delegado da Dicma (Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais) de São Bernardo - responsável por São Caetano -, Américo dos Santos Neto, destacou que as fotos da remoção das árvores chamam atenção. De acordo com ele, a Prefeitura entregou documentação na semana passada com explicações técnicas e legais. "Vou avaliar se foram cumpridos todos os decretos e critérios e observar se o corte poderia ter sido evitado", observa.

O alargamento da Rua João Pessoa ocorrerá em trecho de 400 metros. A via de sentido duplo vai ganhar terceira faixa no sentido Centro para que caminhões - que já costumavam ignorar a sinalização e estacionar no local - possam fazer a parada e entrar na fábrica da GM sem prejudicar a fluidez do trânsito. O problema é uma reclamação histórica dos moradores do entorno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;