Cultura & Lazer Titulo
Intervenção na rua
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
05/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As crianças passaram a se sociabilizar melhor. "Por um tempo, algumas tiveram até a iniciativa de pintar os muros", afirma o grafiteiro Antonio Duque, o Tota. Ele se refere aos efeitos do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, Eu Mandava Grafitar, que ganha edição amanhã, a partir das 10h, no Centreville, em Santo André.
Organizada pelo Coletivo 5 Zonas desde 2009, a ação visa transformar o bairro em galeria de arte ao ar livre (cerca de 30 muros foram grafitados), além de melhorar a autoestima dos moradores. "A mudança já existe. Quem dá um passo à frente nunca sai como entrou", garante o andreense.
Durante a festa, haverá pintura de muro com o Coletivo 5 Zonas e convidados. "É comum grafitar a frente de uma casa e receber convite para almoçar. Às vezes, até o vizinho colabora: oferece escada, madeira. Ele se sente valorizado."
Para as crianças, haverá atividade especial. A designer de moda Elenilda Duque, mulher de Tota, fará pintura de rosto. A agenda terá sequência com o número do malabarista Guilherme Bressane, a discotecagem do DJ Bola 8 e as apresentações dos grupos de rap LA Cristo e Ungidos do Senhor.

COMEMORAÇÃO DUPLA
O projeto Rua N'ateliê existe há três anos, mas mudou de endereço e será reinaugurado amanhã. O cômodo de aluguel, que antes era bar, foi reformado para oferecer oficinas de desenho e grafite, pintura em tecido, além de sessões de cinema. "Levamos TV, pipoca e refrigerante. É hora do entretenimento", convida o grafiteiro.
O principal público das oficinas são crianças acima de 7 anos. "O espaço acolhe todo mundo, mas as crianças são mais ociosas e acabam desfrutando do benefício".
O grafiteiro até já descobriu talentos. "Alguns têm potencial bacana", afirma. Mas dificuldade é a desistência. "Muitos não têm apoio em casa. Há casos de pai servente de pedreiro que chega embriagado. Já a minha família respira arte", compara.
A festa também celebra o primeiro ano da Graffiti Poético, que está na quinta edição. "Na revista, mostramos que a pessoa que trabalha na rua tem muito a dizer. Não estamos só para brincar ou correr risco. Existe bastante comprometimento", afirma.

Se Essa Rua Fosse Minha, Eu Mandava Grafitar - Intervenção. Em frente ao espaço artístico Rua N'ateliê - Travessa Anísio Ramos, Santo André. Amanhã, das 10h às 16h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;