Internacional Titulo
Governo filipino só negocia se guerrilheiros deporem armas
Por Do Diário do Grande ABC
06/05/2000 | 17:08
Compartilhar notícia


Os dois grupos separatistas muçulmanos que lutam conjuntamente contra o governo, se quiserem um cessar fogo terao que depor suas armas e liberar todos os reféns, afirmou neste sábado o ministro da defesa das Filipinas.

``Nao se trata de uma rendiçao. Se eles depuserem suas armas, entao poderemos sentar e conversar', disse Orlando Mercado em cadeia nacional de televisao.

Mercado informou que o governo só vai considerar como séria a oferta de cessar fogo de 48 horas feita pela Frente de Libertaçao Islâmica Moro, se forem acatadas suas duas condiçoes.

Foi a primeira declaraçao do governo em relaçao à frente Abu Sayyaf, um grupo menor, que mantém 29 pessoas reféns no sul do arquipélago. Nos mais recentes atos de violência na área, duas bombas explodiram neste sábado em dois ônibus, matando seis pessoas e ferindo 35, segundo fontes da área de saúde. Uma bomba com maior capacidade destrutiva foi descoberta em um terceiro ônibus, sendo desativada.

Os grupos separatistas combatem o governo pela criaçao de um estado islâmico independente na empobrecida regiao de Mindanao, onde está a minoria muçulmana do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;