Memória Titulo
Pauta 2010: reencontros em Santo André e Rudge Ramos

Quem estará conosco ao longo de 2010 serão os componentes de duas turmas distintas de rapazes que cresceram juntos em seus bairros...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Quem estará conosco ao longo de 2010 serão os componentes de duas turmas distintas de rapazes que cresceram juntos em seus bairros do Grande ABC: a turma da antiga Rua dos Italianos, hoje Agenor de Camargo, em Santo André, chamada de a Turma da Esquina e do Napolitano; e a turma de Rudge Ramos.

Nossa ideia é focalizar os nomes dos componentes das duas turmas, na data do aniversário de cada um. Por enquanto, as fotos de hoje. Temos certeza que, ouvidos individualmente, todos eles terão fotos e notícias para enriquecer esta página diária da Memória.

A turma de Rudge Ramos não conhece a de Santo André. E vice-versa. Mas os propósitos de ambas são semelhantes: manter uma amizade que vem da infância, adolescência ou juventude. Alcinio Cranchi e Emir César Maida coordenam a turma andreense; João Leopoldo Maciel e Valdivino lideram os rapazes de Rudge Ramos.

DA TURMA DO RUDGE

Nesta data, em 1933, Norberto Nicoletti nascia em Presidente Bernardes. Cresceu em São Bernardo e faz história no Meninos FC, do qual é o historiador.

E como prometemos a Alcinio Cranchi, uma das fotos de hoje mostra o antigo Cine República, antecessor do Cine Santo André na Rua Alfredo Flaquer. A passagem da Perimetral acabou com o velho cinema, que ficava praticamente em frente ao Restaurante Napolitano, um dos pontos frequentados pelos meninos da Rua dos Italianos, que formam a Turma da Esquina e do Napolitano.

Nasce um Museu

Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto).

Em 30 de dezembro de 1959, a Diretoria de Assuntos Jurídicos de São Caetano adota a minuta do regulamento do futuro Museu de Santo André, transformando-a no decreto nº 728, que é assinado pelo prefeito em exercício, Lauro Garcia. Mais um passo para a criação do Museu de São Caetano, mas cuja consolidação só ocorrerá no ano seguinte.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de dezembro de 1979

Retrospectiva - Greves nos anos 1970 revelam mudança de estruturas no Brasil.

Ao longo da década de 1970, este DIÁRIO passa a ser impresso em off-set, constrói seu edifício-sede na Rua Catequese e torna-se o primeiro jornal do interior em número de páginas aos domingos e em consumo de papel de imprensa.

A década de 1970 registra a queda do AI-5, a anistia aos perseguidos políticos e a volta das greves.

Editorial - Vai-se a década, ficam os mesmos vícios.

Primeiro Plano - (Eduardo Camargo) - Modificações na nova lei do ICM.

EM 30 DE DEZEMBRO DE...

1914 - Joaquim Mariano Ribeiro nasce em São Bernardo. Descende de antigas famílias locais, dos tempos da Freguesia de São Bernardo.

1953 - Lei quinquenal paulista aprova a criação dos Municípios de Mauá e Ribeirão Pires e cria as Comarcas de São Bernardo e São Caetano.

1954 - Arthur Gonçalves de Souza Júnior renuncia ao mandato de vereador em Santo André para assumir o mandato de prefeito de Ribeirão Pires na instalação do Município em 1955. Foi o primeiro prefeito de Ribeirão Pires e dirigiu a cidade até 1958.

1966 - Instaladas as Comarcas de Mauá e Ribeirão Pires.

1969 - Prefeito Oswaldo Samuel Massei, de São Caetano, anuncia a construção do primeiro mercado de flores do Grande ABC, no Bairro Cerâmica, perto do Cemitério da Saudade.

2004 - Brasil ultrapassa o número de 65 milhões de usuários de celular.

SANTOS DO DIA

Anísia, Félix, Fulgêncio, Libério, Melania e Vicenta Maria. E mais: Exuperâncio, Marcelo, Sabino e Venustiano.

Sabino era bispo de Assis, Exuperâncio e Marcelo eram diáconos, Venustiano, o prefeito. Todos foram martirizados por ordem do imperador Maximiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;