D+ Titulo
Paixão de Verão
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/01/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Não há época melhor para se apaixonar do que o verão. A combinação de sol e tempo livre para relaxar é perfeita. Parece que os olhos ficam mais brilhantes, a pele bonita e o coração aberto. Com uma companhia agradável, o clima fica ainda mais maravilhoso. Quem já sentiu isso sabe o quanto é bom. Tudo é tão intenso que não faltam declarações e juras de amor eterno.

Mas, calma lá: e quando as férias terminam? Tudo está perdido? Para não ter confusão, segundo o psicólogo Paulo Roberto Machado, é importante identificar bem, embora seja complicado, o que é amor e paixão de verão.

"As paixões são mais comuns. Aparecem quando enxergamos no outro algo que encanta, e só. Já o amor vem com o tempo, quando ficamos com a pessoa mesmo sabendo de todos os defeitos. Não é possível identificar isso só nos dias de férias. Ela precisa subir a serra."

Assim, uma paixão pode sim virar amor para toda a vida, por que não? "Tudo pode acontecer, independentemente do local ou da época do ano", completa o psicólogo Florival Scheroki. Ele mesmo é exemplo de que paixão de verão pode virar amor duradouro. Conheceu sua mulher há 15 anos durante as férias nas praias de Porto Seguro.

O essencial, segundo Florival, é que o casal esteja disposto a ter um relacionamento, independentemente das dificuldades que podem surgir com isso, como a distância. "O objetivo deve ser o mesmo; no caso, prolongar a relação."

Tudo bem também se nenhum dos dois quiser seguir em frente. A principal dica para quem vive relação como esta é uma só: aproveitar o momento (com responsabilidade, claro!), sem cobranças nem brigas. "Na adolescência, é importante conhecer pessoas, experimentar novas emoções e aproveitar. Só de poder conquistar o outro já é sempre muito gostoso", conclui o psicólogo Florival.

Aconteceu comigo ...

Pedro Henrique* e Maria Eduarda* começaram uma história no verão de 2009 em um camping no Interior de São Paulo. A princípio, nem tinham percebido um ao outro, tanto que ficaram com outras pessoas. Mas, a paixão pegou de jeito. "Ele me acompanhou até o chalé e nos beijamos, mas viajei e passamos a manter contato pela internet", conta ela.

Um ano se passou e eles não conseguiram se encontrar. Até que foram para o camping e ficaram juntos novamente. Depois, cada um voltou para sua cidade (os dois são do Grande ABC, mas Pedro foi estudar no Interior). "Entrava no MSN só para ver se ela estava on-line, fazia perguntas no formspring para ver se ficaria comigo de novo", conta o menino.

No ano passado, voltaram ao camping e ficaram. Chegaram até a se ver por aqui. "Comecei a curti-la muito", diz o garoto. Foi então que veio o pedido de namoro. "Estava gostando dele, mas fiquei confusa. Acabamos decidindo que não daria certo e só ficar seria melhor", lembra ela. No fim, restou grande amizade e umas bitoquinhas, de vez em quando.

A história de Rafael Lima, 15, também subiu a serra. "Fiquei com uma menina na praia e nos encontramos por aqui depois. Não chegou a rolar namoro, mas fiquei bem apaixonado", conta. Você também tem uma história de amor de verão? Escreva para o D+ e conte tudo: d+@dgabc.com.br

Curta o momento

Independentemente de o amor subir a serra ou não, é muito bom se apaixonar. Concentre-se nisso para que os bons sentimentos não se transformem em lembranças ruins ou arrependimentos. Confira mais:

Não precisa pensar a todo momento que só porque é verão, a paixão vai acabar, e você nunca mais vai ver a pessoa.

Aproveite o momento, sinta, beije. Mas, tome cuidado e seja responsável. Você não conhece bem sua paixão.

Não desperdice o pouco tempo juntos para brigar ou discutir. Não pressione nem cobre. Deixe rolar.

Faça passeios legais para que os momentos sejam ainda mais inesquecíveis.

Tire muitas fotos de vocês. Se não rolar nada depois, pelo menos vai se lembrar de como foi bom.

Sinceridade é tudo, até em um relacionamento que não é longo. Se começar a perceber que a relação pode se manter depois das férias, não custa nada falar o que está sentindo. Por que não?

Troque contatos para possíveis novos encontros (hoje com a internet isso é tão fácil), mas confira antes se a pessoa deseja o mesmo.

Se sentir que não há meios da paixão se transformar em amor, aceite o fim e parta para outra. Há férias sempre, duas vezes por ano. Não vão faltar oportunidades para viver novas paixões.

 

Nas telonas e telinhas ...

Não é só na vida real que paixões avassaladoras colorem as férias. Esse tipo de relacionamento é um dos temas favoritos dos diretores de cinema e TV. Prato cheio para romances como Gabriella e Troy, de High School Musical, Mitchie e Shane, de Camp Rock, Ronnie e Will, de A Última Música. Coincidência ou não, todos esses casais namoraram de verdade fora das telas. Confira:

Diário de uma Paixão (2004) - História de Allie e Noah, que se conheceram em um parque de diversões durante um certo verão. Mas, eles foram separados pelos pais. A família dela não aceitava o relacionamento, porque ele era pobre. Ela foi morar longe e ele escrevia para ela todos os dias. Só que a mãe de Allie escondia as correspondências. Sete anos se passaram e os dois seguiram as vidas, até que novamente se encontraram e a paixão ainda estava lá.

Meu Amor de Verão (2004) - A vida da esforçada trabalhadora Mona sai da rotina e fica bem mais interessante quando ela conhece Tasmin durante as férias de verão. As duas começam a conviver e percebem que sentem muito mais do que amizade uma pela outra: elas se apaixonam.

High School Music (2006) - Já faz cinco anos que Gabriella (Vanessa Hudgens) e Troy (Zac Efron) cantaram juntos, pela primeira vez, naquele concurso de karokê durante as férias do colégio. Os dois voltaram para as aulas, apaixonaram-se e viveram várias aventuras juntos no primeiro, segundo e terceiro filmes. Os dois também namoraram na vida real por mais de quatro anos. Eles terminaram em dezembro, mas ainda são vistos juntos.

Um Verão para a Toda Vida (2007) - Maps (Daniel Radcliffe), Sparks,  Misty e Spit vão passar o primeiro verão fora do orfanato. Eles vão para a praia, na casa de um jovem casal que não consegue ter filhos. Enquanto, de um lado, Maps sente a esperança de finalmente ter uma família, do outro, vive o primeiro amor: conhece a bela Lucy.

Camp Rock (2008) - Romances que nascem em acampamentos têm de monte. O de Camp Rock é realmente apaixonante. No primeiro da série, Mitchie Torres (Demi Lovato) acaba conseguindo vaga no acampamento mais disputado do mundo. É nas férias de verão que a garota realiza o sonho e, de quebra, conhece Shane (Joe Jonas) por quem se apaixona. O amor dura, inclusive, até o acampamento das próximas férias.

Um Amor de Verão (2009) - Nas férias, Dorian é mandado para uma pequena cidade de castigo. Lá, ele conhece Grace e os dois percebem que tem muitas coisas em comum. Uma forte amizade começa a rolar e outros sentimentos acabam confundindo a cabeça dos dois.

A Última Música (2010) - Ronnie (Miley Cyrus), 17 anos, é obrigada a passar um verão na cidade do pai, que mora na praia. Já que foi, ela acaba fazendo amizades na cidade e conhece Will (Liam Hemsworth). Os dois se apaixonam. Fora das telas, Miley e Liam assumiram que ficaram encantados um pelo outro e namoraram, terminaram e parece que o clima ainda está rolando.

* Os nomes foram trocados a pedido dos entrevistados




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;