Nacional Titulo
Disfagia
11/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Caracterizada pela dificuldade moderada, ou até mesmo leve, de engolir alimentos líquidos ou sólidos, a disfagia não deve ser negligenciada. É importante diagnosticar a causa do problema, pois em alguns casos, pode ser sintoma de uma doença grave como o câncer de esôfago, e doenças neurológicas como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o derrame.

Quando surge a disfagia, é recomendável procurar um médico e, caso seja necessário, se submeter ao exame de endoscopia, que consiste na introdução de tubos flexíveis introduzidos pela boca para exame do tubo digestivo.

Nos estágios iniciais o índice de cura de tumores no estomago e esôfago chega a 90%. Já quando a doença é tratada em estágios mais avançados, esse índice cai para 60 %

Além da atenção que a população em geral deve ter à disfagia, é fundamental que fumantes, alcoólatras e aqueles que já sofreram alguma agressão no esôfago se submetam regularmente ao exame de endoscopia.

Por Yasmin Barcelos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;