Internacional Titulo
Papa declara santo o Irmão Pedro na Guatemala
Das Agências
30/07/2002 | 13:43
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II declarou santo o Irmão Pedro de San José Betancourt, durante uma missa que celebra nesta terça-feira para mais de 700 mil fiéis reunidos no Hipódromo do Sul, segundo seus organizadores.

"Declaramos, definimos como santo o beato Irmão Pedro de San José Betancourt", disse o Pontífice, cuja mensagem foi interrompida pelos gritos de milhares de pessoas que comemoravam a canonização do primeiro santo da Guatemala e América Central, que viveu nestas terras há mais de três séculos.

"O inscrevemos no catálogo dos santos e estabelecemos que em toda a igreja seja devotamente adorado santo", acrescentou o Papa, para depois abençoar o novo santo "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", enquanto a multidão novamente explodia em gritos de júbilo.

O Irmão Pedro nasceu a 19 de março de 1626 no povoado de Vilaflor, Tenerife-Canárias. Aos 25 anos viajou à Antiga Guatemala, 45 km ao oeste da capital, onde desenvolveu seu trabalho humanitário, até sua morte, a 25 de abril de 1667, aos 41 anos.

Os milhares de fiéis começaram a chegar desde a madrugada, após serem revistados por agentes especiais da secretaria de assuntos administrativos e de segurança da presidência (SAAS) e da Polícia Nacional Civil (PNC), constataram jornalistas.

Por sua vez, o Papa chegou às 8h30 locais, 11h30 horário de Brasília, como estava previsto no programa, e foi aclamado pela multidão no hipódromo, com mais de 18 hectares. A missa começou minutos depois das 9h00 locais, 12h00 de Brasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;