Internacional Titulo
Turquia começa a ceder a demandas dos EUA sobre o Iraque
Por Da AFP
20/12/2002 | 11:42
Compartilhar notícia


Depois de ser muito pressionada pelos Estados Unidos, seu grande aliado, a Turquia acabou cedendo e autorizou que especialistas americanos inspecionem suas bases e portos para saber se poderão ser usados em uma possível guerra contra seu vizinho Iraque, disseram nesta sexta-feira analistas.

Segundo a imprensa turca, o governo de Ancara autorizou na quarta-feira que as inspeções comecem na próxima semana para determinar a capacidade e infra-estrutura em três aeroportos militares do Leste e Sudeste da península da Anatólia e em dois portos do Mediterrâneo.

As forças armadas turcas e a embaixada americana recusaram-se a comentar o assunto. Os especialistas tentarão saber se aviões de carga poderão ser utilizados em Diyarbakir, Malatya e Gaziantep, e se navios de guerra poderão atracar nos portos de Antalya e Mersin, de acordo com o jornal "Radikal".

O subsecretário do Pentágono, Paul Wolfowitz, afirmou durante uma visita recente à Ancara que seu país pode investir milhões de dólares para ajudar a modernizar as bases militares turcas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;