Diarinho Titulo
É hora de fazer faxina!
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
05/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Que o lixo é problemão mundial, você já sabe. O complicado é descobrir como resolver essa questão. Enquanto isso não acontece, a gente pode organizar um plano para limpar o planeta. Muito trabalho? Não se começar pelos lugares certos: a casa, rua, escola, praça e parque próximos de onde mora. Se cada um limpar o pedacinho que usa, não fica difícil e o resultado será melhor.

Bastou saber que a Praça Inácio de Pereira Rodrigues estava malcuidada para o Grupo Escoteiro Alvorada, de São Caetano, querer deixá-la bonita de novo. A turma retirou muito lixo e entulho. Também plantou espécies de árvores nativas, como a aroeira-salsa. "Com certeza, ninguém gosta de morar perto de uma praça suja", diz Beatriz Sernagiotto, 10.

O pior é que, apesar disso, alguns não param de jogar papel, lata, garrafa PET e outros resíduos em locais públicos. Não há serviço de limpeza que dure. "Se todos tivessem mais consciência e colocassem o lixo no lugar certo, o mundo não estaria tão sujo", acredita Andressa Oliva Ferraz, 10.

Depois de se divertir com brinquedos é mais fácil recolhê-los com a ajuda de alguém, não? Em um mutirão de limpeza não é diferente, explica Levi Assunção Rodrigues Alves, 8: "Trabalhando em grupo, a gente faz tudo mais rápido. Um só iria demorar muito". E quando a iniciativa é feita entre amigos, a tarefa fica ainda mais legal, segundo João Lucas Cândido de França, 8. "Dá trabalho, mas parece brincadeira."

GRANDE DEFENSORA - Isabella Siciliano, 6, de Diadema, também é grande defensora do meio ambiente. Fica brava quando alguém suja a rua. "Tem de colocar o lixo dentro de uma sacola ou na bolsa e esperar até chegar em casa para jogar na lixeira."

Em casa, ela faz sua parte com o apoio da família, separa materiais recicláveis e os leva à Emeb Heitor Villa-Lobos. O caminhão passa por lá para recolher e encaminhar à reciclagem. "Se todos ajudarem um pouquinho, a Terra vai ficar limpa."

 

Não basta apenas limpar

Todos os seres vivos no planeta produzem resíduos. As árvores, por exemplo, têm as folhas e galhos que caem; já os bichos fazem cocô. No caso do homem, isso se transformou em problema porque, com o tempo, passou a fabricar lixo em excesso e de tipos que a própria natureza não é capaz de decompor (plástico, isopor, alumínio, entre outros materiais).

Assim, não basta só limpar a sujeira; é preciso produzi-la em menor quantidade. A tarefa exige que a gente pense bastante antes de comprar qualquer produto e descubra se aquilo é realmente necessário para nossa vida. Parece simples, mas nem sempre é fácil.

Outra dica importante é reaproveitar tudo o que puder. Materiais escolares são bons exemplos. Para que comprar lápis de cor, canetas, borracha, mochila e estojo novos se pode reutilizar aqueles do ano anterior? Nada de jogar fora brinquedos, roupas, calçados e livros em bom estado. Doe para alguém ou troque entre os amigos.

A reciclagem é outra iniciativa fundamental. Se a sua cidade não possui coleta seletiva, procure os locais que aceitam os materiais e os encaminham para lá.

Essas ações também ajudam a retirar menos recursos da natureza, que podem acabar no futuro e prejudicar as novas gerações. E que tal tentar descobrir soluções? Boas ideias podem sair da sua cachola.

 

Família reduz consumo e quase não produz lixo

A inglesa Verona Strauss, 9 anos, e seus pais Rachelle e Richard ficaram famosos no mundo por causa de suas práticas ambientais. Em 2010, a família, que mora numa comunidade rural, produziu apenas uma sacolinha de lixo. Onde parou todo o resto? Tudo foi reaproveitado, reciclado ou virou adubo.

Os pais começaram a mudar os hábitos em 2004, após uma enchente. Perceberam que grandes transformações estavam ocorrendo com o clima e era hora de fazer algo para ajudar o planeta. Verona contou para o Diarinho algumas de suas práticas. Costuma fazer faixas de cabelo e acessórios com roupas velhas, compra brinquedos, roupas e livros em lojas de caridade e de objetos usados, para as quais também doa o que não usa mais.

"Reciclo, produzo parte de minha própria comida e troco coisas com meus amigos em vez de comprar novas. Uso água armazenada para regar as plantas e confiro se as luzes estão desligadas quando saio de um cômodo", diz a menina, que também acha importante acabar com o uso das sacolinhas plásticas.

No entanto, Verona afirma que reduzir o lixo não é fácil. "Quando compro barras de chocolate e pacotes de batatas fritas, as embalagens são feitas de folha plastificada que não podem ser recicladas. Então, tenho de pensar sobre quanto realmente quero isso."

 

Planeta tem faxineiros naturais

A maioria dos humanos costuma torcer o nariz para eles, mas urubus, baratas, cupins, formigas, ácaros, larvas, minhocas, lesmas, caramujos, centopeias, besouros, além de bactérias e fungos são os faxineiros naturais da Terra.

Conhecidos como decompositores, alimentam-se de matéria orgânica (vegetais e animais) morta. Esse trabalho é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e para a existência da vida no planeta. Imagine a bagunça se tudo o que morresse não fosse decomposto. É como se nenhuma cidade tivesse coleta de lixo e sistema de esgoto.

A importância dessa turma não para por aí. Ao consumir resíduos orgânicos, em geral, os transformam em nutrientes. É o caso da minhoca, que produz húmus usado como adubo. Muitos desses seres ainda são importantes fontes de alimento para outros bichos.

A humanidade também aproveita o trabalho dos faxineiros naturais de outras formas. É o caso dos vários tipos de queijo, que nada mais são do que o leite em decomposição por diferentes tipos de fungos.

 

Voluntários vão limpar o Rio de Janeiro

Milhares de pessoas unidas para deixar a cidade limpinha em poucas horas. Acredite, é possível. Hoje (5), o Rio de Janeiro é a primeira do País a receber o Limpa Brasil Let's do it!, mobilização que pretende reunir mais de 50 mil voluntários para acabar com a sujeira e chamar a atenção da população para o problema do lixo.

O movimento foi criado na Estônia (país europeu), em 2008, pelo ambientalista Rainer Nõlvak. Por lá, retirou 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e matas em cinco horas.

No Brasil, a iniciativa será realizada a cada dois anos, em um período de dez anos. Espera-se que nesse prazo os hábitos dos brasileiros mudem. Ainda em 2011, Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte vão receber a ação. Crianças podem participar. É preciso se inscreber pelo site www.limpabrasil.com

 

Saiba mais

- A gente tem de fazer como os escoteiros: um dos seus principais ensinamentos diz que é preciso sempre deixar um lugar melhor do que o encontrou; retirando o lixo, mas não tirando nada que é de lá, como plantas. Se todos fizessem isso, o mundo seria melhor.

- O desperdício de alimentos também causa muita dor de cabeça. Calcula-se que cada brasileiro desperdiça por ano 37 kg de frutas e hortaliças. Com certeza, daria para matar a fome de muita gente. E mais da metade do nosso lixo é formada por restos de alimentos.

- Acredita-se que a humanidade gasta um terço a mais dos recursos naturais que a Terra é capaz de renovar. Um dos motivos é porque 25% da população mundial consome acima de suas necessidades.

- No Brasil são produzidas cerca de 240 mil toneladas de resíduos por dia, o que

faz do País o 4º maior produtor de lixo do planeta. Apenas 2% dessa quantidade é reciclada.

 

Consultoria de Rogério Alvarenga, engenheiro florestal, Alan Rosendo, biólogo da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de São Caetano, e Thiago Carrapatoso, coordenador nacional de comunicação do Limpa Brasil Let's do it!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;