Nacional Titulo
Determinada redução de sódio em processados
02/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



O Governo federal, através do Ministério da Saúde (MS), estabeleceu que os produtores de alimentos processados reduzam a quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, a começar pelas massas instantâneas, pães e bisnagas. O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), que está relacionado a doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, cânceres e problemas renais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a recomendação é que se use menos de cinco gramas diárias de sal, por pessoa, até 2020. Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), produzida pelo IBGE, informa que o consumo individual de sal foi de 9,6 gramas diários, em 2002/03, apenas nos domicílios brasileiros - o que representa quase o dobro do recomendado pela OMS.

O documento do MS definiu o teor máximo de sódio para cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. Vamos fiscalizar!

Por Solange Bagdadi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;