Nacional Titulo
Hapkido
Por
01/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



O Hapkido é uma arte marcial de defesa pessoal coreana, que nasceu sob influência de outras lutas coreanas,chinesas e japonesas, explicando-se daí a grande variedade de movimentos que este estilo possui. Traduzindo a palavra Hapkido, descobrimos que ela é formada pela junção de 3 termos: Hap(união), Ki (energia interior e exterior) e Do(caminho), ou seja, Hapkido pode ser traduzido como "O caminho da união da energia interior e exterior".Mas não devemos confundir com outra arte marcial, o Aikido, criado no Japão e com nome semelhante.

Esta arte marcial ficou praticamente desconhecida do ocidente, até a década de 60, quando instrutores coreanos fizeram apresentações para divulgar a luta entre os soldados americanos e sul-vietnamitas durante a Guerra do Vietnã. Logo o Hapkido chegou aos Estados Unidos e na década de 70 foi aberta a primeira academia em solo brasileiro, na cidade de São Paulo.

No Hapkido, temos uma grande variedade de técnicas, desde chutes baixos à altura da canela até chutes aéreos; socos, arremessos, luta no solo, defesa de armas brancas e armas de fogo, torções nas articulações, imobilizações e acrobacias. Alguns estilos dão mais ênfase a movimentos suaves, outros usam golpes mais duros e diretos. O Hapkido também utiliza armas como bastões e espadas.

É uma excelente prática para a manutenção da saúde do corpo. Aumenta a capacidade cardiovascular, a flexibilidade, aumentando a força e a potência dos músculos e ajudando a proteger os órgãos internos. O Hapkido também seu lado espiritual. A filosofia desta arte marcial visa a evolução do espírito, buscando moldar o caráter moral dos praticantes, gerando o respeito à vida, a melhoria da auto-estima e da capacidade de concentração.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;