Economia Titulo Subsídio
Lula sanciona lei que amplia a tarifa social de energia
Por Do Diário do Grande ABC
21/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a lei que modifica os critérios e amplia os benefícios da tarifa social de energia elétrica. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a medida aumentará em 8,5 milhões de famílias o universo de beneficiados.

A principal mudança de critério é o cadastro no Bolsa Família ou a comprovação de renda familiar de até três salários-mínimos. Pelos critérios anteriores, era priorizado o consumo de energia, o que gerava distorções, como a concessão de subsídios a pessoas de classe média que moram sozinhas, ou a casas de veraneio.

Segundo Lobão, entre as ampliações estão a concessão de energia gratuita para comunidades indígenas e quilombolas que consomem até 50 quilowatts. Portadores de deficiência e maiores de 60 anos que comprovarem dificuldades financeiras terão direito. O ministro disse que, os subsídios custarão R$ 2 bilhões ao ano a serem pagos pela CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), um dos encargos da conta de luz. Lobão afirmou que não haverá aumento para os não beneficiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;