Política Titulo
PEC da reforma está na pauta de votaçoes
Do Diário do Grande ABC
01/12/1999 | 11:11
Compartilhar notícia


A proposta de emenda constitucional (PEC) de reforma do Poder Judiciário está na pauta de votaçoes da sessao da tarde desta quarta do plenário da Câmara, mas a tendência é de que sua votaçao seja adiada. As razoes sao basicamente duas: a primeira, que existem outros cinco itens na pauta sobre preferência sobre ela, entre eles a conclusao da votaçao do projeto de lei complementar que regulamenta o regime de previdência complementar e a votaçao, em segundo turno, da proposta de emenda constitucional que acaba com a figura do juiz classista na Justiça do Trabalho.

A segunda é que, na reuniao desta terça do colégio de líderes com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), nao houve acordo sobre todos os pontos polêmicos do substitutivo da relatora da PEC, deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP). O PT se retirou das negociaçoes, alegando que pontos fundamentais, como a súmula vinculante, o controle externo do Judiciário e a avocatória, estavam em desacordo com a linha programática do partido. Esses três pontos foram qualificados pelo líder do partido na Câmara, José Genoíno (SP), como o "eixo autoritário" da reforma do Judiciário". O presidente da Câmara ressaltou a necessidade de se encontrar uma fórmula conciliadora até o momento da votaçao da proposta em plenário. A relatora da matéria, no entanto, considerou que, na base governista, há acordo em quase 70% dos pontos polêmicos da matéria. Quanto às discordâncias restantes, ela prevê que deverao ser decididas no voto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;