Setecidades Titulo Atraso
Revitalização do Pq.Guaraciaba deve ser iniciada em abril de 2019

Projeto, que prevê implantação de parque urbano, tem orçamento de R$ 12 milhões

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
11/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Na dependência apenas de ajustes finais do cronograma de obras junto ao MP (Ministério Público), a Prefeitura de Santo André projeta para abril do próximo ano o início da revitalização do Parque Guaraciaba, hoje desativado, como uma das propostas para tentar solucionar impasse do chamado <CF51>Tancão da Morte</CF>, alvo de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) no município.

Orçado em R$ 12 milhões, recurso este proveniente da administração municipal e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o projeto prevê a recuperação da área verde com a implantação de um parque urbano nos moldes do espaço existente na década de 1990, durante a primeira gestão de Celso Daniel (entre 1989 e 1992).

“O espaço voltará a ser um símbolo da cidade. Para isso, o parque contará com área de lazer, quadra poliesportiva, área de recreação. O projeto é devolver até 2020 o Parque Guaraciaba para a população daquela região, que carece de equipamentos de recreação”, avalia o prefeito Paulo Serra (PSDB) ao frisar que aguarda, no momento, aval final do MP para executação do projeto, o que deve ocorrer no início do próximo ano. 

Diferentemente do que foi cogitado em gestões passadas, o lago artificial situado nas dependências da área verde não será aterrado. “Será feito o plantio de vegetação no espaço, que contará com reforço de segurança. No Parque Central, onde temos um lago com 20 metros de profundidade, esse modelo já funciona”, explica o prefeito.

A solução do impasse envolvendo o Parque Guaraciaba deve ocorrer quatro anos após o Ministério Público solicitar à Prefeitura a interdição total da área. Segundo o promotor de Justiça Marcelo Santos Nunes, responsável pelo caso, o acordo, além de estruturar um projeto de revitalização da área e do entorno, afastará, “com obras inteligentes e salutares, o perigo de mortes no local”, onde ao menos 38 crianças e jovens foram vítimas de afogamento.

No Tancão da Morte, são encontradas nascentes e remanescentes de vegetação nativa, que agregam o conceito de preservação e benefícios ambientais e a estrutura de parque urbano. A implantação da melhoria, conforme o chefe do Executivo, estará pautada, ainda, na segurança de seus usuários, em virtude do histórico de acidentes e fatalidades. Além disso, a pretensão da Prefeitura de Santo André é executar o projeto por meio de compensações ambientais decorrentes de empreendimentos no município.

O Parque do Guaraciaba tem atualmente cerca de 510 mil metros quadrados e foi desapropriado pela Prefeitura em meados de 2004. O local funcionava como porto de areia na década de 1970, mas a atividade foi inviabilizada devido às mais de 60 nascentes existentes no local, que fizeram brotar água da terra.

GCM realiza vigilância 24 horas no tancão para evitar invasões

Com a proximidade do verão, que terá início no dia 21, a Prefeitura de Santo André tem reforçado a fiscalização no entorno do Parque Guaraciaba, em especial em área onde fica situada o famoso Tancão da Morte.

Equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) se revezam durante todo o dia em rondas por toda a extensão da área verde. A medida visa evitar a entrada de moradores por acessos irregulares.

“Muita gente acaba invadindo pelo Morro da Kibon. Quase toda semana vejo os guardas expulsando jovens, principalmente em dias de sol”, afirma a vendedora Mari Alves Rosa, 48 anos, que trabalha em frente a um dos portões que dão acesso ao parque. A portaria principal, na Avenida Valentim Magalhães, está fechada desde 2004.

Segundo moradores, a possibilidade de abertura do espaço é aguardada com ansiedade. “Para nós, que frequentamos o parque na década de 1990, será uma maravilha ter de volta uma área de lazer, mas é preciso ter segurança”, diz o comerciante Marcos Matias, 53. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;