Memória Titulo Memória
Um presente de João Gava a Diadema

João Gava e suas histórias. Em visita ao Centro de Memória de Diadema...

Ademir Medici
27/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“O caminho da sabedoria é a humildade. Qualquer outro caminho é tolo, porque é da soberba”.

Cf. Santo Antonio, citado pela Folhinha do Sagrado Coração de Jesus (Vozes, 2016).

João Gava e suas histórias. Em visita ao Centro de Memória de Diadema, semana passada, ele se lembrou da história que lhe foi contada pela mãe, dona Maria Zamengo Gava: o motivo de a família mudar do bairro dos Meninos (Rudge Ramos) para o sertão do hoje município de Diadema.

É a história que revelamos hoje, informando que o depoimento completo, mais de uma hora, gravado pelos profissionais de Comunicação da Prefeitura de Diadema, hoje integra o patrimônio histórico local.

Notícia de onça pintada

Depoimento: João Gava

Em 1913, quando nasci, meu pai – João Francisco Gava – resolveu vir aqui para Diadema. Minha mãe contou que ele pegou a carroça, encheu de ferramentas – picaretas, enxadas, machado, foice – um pouco de alimento e veio com um colega.

A cada mês e meio ele ia a cavalo visitar minha mãe. Eu tinha 6, 7 meses de idade quando meu pai tomou aquela decisão.

A turma que morava aqui o ajudou a levantar o rancho, abrir o poço e fazer o galinheiro e um cercado, porque falavam que tinha onça pintada. Todos ajudaram. Mais ou menos seis meses depois, quando tudo estava pronto, meu pai trouxe a família. Mais tarde, com 4, 5 anos, comecei a ir à roça para levar almoço a ele.

UM PRESENTE

Em Santos, onde reside, João Gava, que é marceneiro e artesão, construiu uma maquete para mostrar como era o rancho dos Gava em Diadema 100 anos atrás. Segue a foto da maquete. Não conversamos com ele sobre isso mas, temos certeza, se houver interesse do Centro de Memória, com muito gosto João Gava ofereceria esta maquete, toda legendada, ao movimento histórico de Diadema.

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6042

Movimento Sindical – Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André pretende devolver a parcela do imposto sindical deste ano, ou seja, 60% de um dia de trabalho de cada um dos 14.500 associados.

Objetivo: ratificar a Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), aprovada em 1943 e que determina uma profunda reforma da legislação sindical. Com a Convenção 87, o sindicalismo se libertaria da tutela do Estado.

Miguel Rupp era o presidente dos Metalúrgicos de Santo André.

Educação – Falta de autonomia gera crise na ETE Lauro Gomes, em São Bernardo.

- Colégio Objetivo na região usará computadores.

Internacional – A China quer ser superpotência até o ano 2049. Artigo do jornalista Aleksandar Jovanovic.

Social – O Palácio do Mármore vai voltar. Artigo da jornalista Claudete Reinhart.

Em 17 de janeiro de...

1916 – Polícia da região faz um balanço das ocorrências registradas em 1915: foram processados 54 indivíduos, sendo cinco por homicídio, dois por tentativas de morte, oito por ferimentos leves, cinco por ferimentos graves, dois por furto, dois por roubo de animais, quatro por desastres, seis por contravenções, nove por defloramentos e oito por diversos delitos.

Destes, eram 14 italianos, dez brasileiros, quatro portugueses, um polonês, um árabe, um norte-americano, um australiano, um escocês, um inglês, um alemão, 19 de nacionalidades desconhecidas.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O bloqueio de todos os países pela Inglaterra; proibição da exportação da borracha pela Holanda.’

1931 – Bonifácio José da Silva, 23 anos, residente em Rio das Pedras, foi detido em Utinga, na Estrada de São Bernardo, depois de atentar contra uma das menores que se banhavam em córrego da Vila Prudente.

1971 – Serviço de telefoto é inaugurado na Divisão de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública. No Grande ABC haverá unidades receptoras e transmissoras.

Santos do Dia

- Santa Ângela Mérici (Norte da Itália, 1470-1540). Fundou a Comunidade das irmãs Ursulinas, em homenagem a Santa Úrsula, a mártir do século 4, que dirigia o grupo das moças virgens que morreram por defender sua religião e sua castidade.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Julião

- Avito

Hoje

- Dia da Elevação do Brasil a Vice-Reinado (1763)

- Dia do orador 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;