Setecidades Titulo Concurso
Sexta edição do Desafio de Redação chega ao fim
Caroline Garcia
Especial para o Diário
01/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Após 29 dias de provas e 302 escolas participantes, a sexta edição do Desafio de Redação chegou ontem ao fim. O tema Álcool, você não precisa disso para se dar bem incentivou os estudantes a se apoiar em discussões com amigos e familiares ou em notícias para desenvolver os textos.

"É inevitável, uma hora o jovem acaba experimentando. Por isso a discussão é importante. Apesar de ser um tema polêmico, faz parte da vida", disse Victor de Pádua, 15 anos, aluno do 9º ano do Colégio Stocco, em Santo André.

A estudante Isabela Aguilar Salvetti, 12, do 7º ano da escola, fez duas redações para o desafio. Para a versão final, escolheu a história de uma menina que termina com o namorado sem saber que ele tinha intenções de pedi-la em casamento. "Ele sai dirigindo bêbado e mata uma mulher. O fim é ele na Justiça, mas sem veredicto."

Em setembro, na festa de 15 anos de Maria Luiza Gradin, do 9º ano do Colégio Dr. Clovis Bevilacqua, os pais da estudante foram cautelosos. Cada convidado ganhava uma pulseirinha de cor diferente, de acordo com a idade. "Assim, o barman sabia diferenciar quem podia beber ou não. Mas não é isso que vi em outras festas que participei, muitos menores de idade podiam pegar batida depois de uma certa hora."

Outro fator que influencia o consumo de álcool pelos jovens, segundo a colega de sala Ana Clara Nogueira Mattos, 14, é a propaganda, que passa ilusão de que tudo ficará melhor com a bebida. "Tentam remediar com a frase ‘Beba com moderação', mas o próprio comercial desrespeita isso."

O principal prêmio do concurso é uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), co-realizadora do projeto. Bicicletas, televisores e computadores também serão distribuídos.

A premiação será no dia 29 de novembro, às 15h, no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano. A melhor torcida ganha R$ 5.000 para investir em melhorias para a unidade de ensino. O desafio tem parceria com o governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;