Setecidades Titulo Diadema
Doações garantem festa de crianças carentes

Crianças atendidas pela Acer (Associação de Apoio à Criança em Risco) tiveram Natal antecipado na noite de ontem

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
20/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Crianças atendidas pela Acer (Associação de Apoio à Criança em Risco) tiveram Natal antecipado na noite de ontem. Por meio de doações, voluntários e educadores da unidade de Diadema, localizada no bairro Eldorado, ofereceram recreação, presentes e alimentação. A atividade foi encerrada com a presença do Papai-Noel.

A instituição atende cerca de 220 famílias dos bairros Eldorado, Inamar e Sapopema. São beneficiadas crianças de todas as idades, com aulas de esporte e atividades lúdicas.

A programação começou por volta das 18h com leitura de contos de Natal feita por voluntários. Em seguida, as crianças, de 9 a 12 anos, aprenderam a fazer dobraduras de papel para enfeitar a árvore de Natal montada no galpão da entidade. Quando encaixado em uma das arestas da árvore, o origami (como é chamada a arte milenar japonesa) simbolizava o desejo de cada uma das crianças envolvidas na brincadeira. Uma das primeiras a correr para enfeitar a árvore foi uma menininha de 10 anos. "Pedi para trabalhar em um banco. E também para ganhar um notebook."

A maioria das crianças traz em sua história vivências familiares traumáticas. Trabalho infantil, abuso sexual, uso de drogas e violência doméstica são alguns dos problemas enfrentados pelos pequenos. O pedagogo e educador social da instituição, Rafael Pelvini, afirma que o objetivo é trazer essas crianças para conviver com as demais e retirá-las de ambientes que oferecem risco. "Buscamos a ressocialização para todos. Nosso objetivo não é ensinar a ler, escrever. Isso eles aprendem na escola. Procuramos manter as atividades na instituição e fazemos visitas nas casas."

Outra menina, de 12 anos, endossa o discurso do pedagogo, muitas vezes chamado de pai pela garotada. "Aqui é melhor do que ficar em casa. Saímos do caminho errado."

Depois de enfeitar a árvore, todos se concentraram no jantar escolhido pela maioria. A tradicional ceia de Natal deu lugar à pizza com refrigerante. Depois da refeição, todos se reuniram para saudar o Papai-Noel, que trouxe sacolinhas cheias de presentes para todos.

A verba que garantiu a ação foi doada por amigos da instituição e empresas parceiras.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;