Economia Titulo
Bolsa latino-americana tem novo sistema de intermediários
Por Das Agências
22/01/2001 | 11:49
Compartilhar notícia


A Latibex, a bolsa de valores latino-americanos cotados em euros na bolsa de Madri, introduziu nesta segunda-feira um sistema de intermediários especializados para facilitar de modo constante o preço de compra e venda ligado a determinados valores.

A introdução desse sistema visa 'estreitar as margens de preços de compra e venda, melhorar a arbitragem com as bolsas de origem e a reduzir a volatidade não vinculada ao mercado', segundo um comunicado da Latibex.

Os especialistas, em sua condição de entidades que garantem a liquidez de todos ou determinados valores do mercado, atuarão de maneira distinta e de acordo com o valor em questão ou do mercado de valores de origem estar aberto ou fechado.

No caso de estar fechado, os especialistas introduzirão posições que contribuam para 'manter uma margem máxima de 4% em relação ao preço de referência, enquanto que, quando a bolsa de origem do valor estiver aberta, a margem máxima será diferente para cada valor, variando entre 1% e 4%.

Em qualquer dos casos, o especialista deverá garantir que pode ser comprado e vendido a qualquer momento um número de ações no valor mínimo de 20 mil euros com o diferencial relatado anteriormente.

As entidades que atuam como intermediários especialistas também poderão solicitar sua exoneração temporária quando tiverem acumulado, durante uma sessão, um saldo comprador ou vendedor superior aos 200 mil euros.

Essas entidades interessadas em atuar como intermediários especialistas de um ou vários valores na Latibex deverão solicitar sua inscrição como tal registrando os compromissos adquiridos para garantir a liquidez dos valores que são cotados na bolsa latino-americana.

Até o momento, pediram sua inscrição como especialistas do Latibex o Banco Santander Central Hispano (BSCH), Ahorro Corporación e Benito&Monjardín/Banco do Espírito Santo.

O BSCH Bolsa inscreveu-se como especialista da Telmex, da Vale do Rio Doce, do Santander Bancorp e da empresa peruana Volcán Minera, último valor a ser incorporado à Latibex, em novembro passado, enquanto que a Ahorro Corporación optará pela Eletrobras, Aracruz e Vale do Rio Doce.

Por sua parte, a Benito&Monjardín/Banco do Espírito Santo garantirá a liquidez da brasileira GloboCabo.

A Latibex já estipulou variações de 1% para a operadora mexicana Telmex, 1,5% para o Banco Río de la Plata, Banco Francês e Santander Bancorp, 2,5% para os títulos brasileiro Aracruz Celulose e GloboCabo, 3% para a Vale do Rio Doce, Volcán e Eletrobras e 4% para a também brasileira Suzano.

A Latibex foi criada em dezembro de 1999 e nela atualmente são cotados a Aracruz Celulose, o Banco Francês, o Banco Río de la Plata, o Banco Santander Porto Rico e a Vale do Río Doce, assim como Telmex, GloboCabo, Eletrobras, Suzano e BBVA Bancomer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;