Cultura & Lazer Titulo
Amor e loucura no século XVII
Por Gislaine Gutierre
Da Redaçao
17/09/2000 | 17:09
Compartilhar notícia


Sao Paulo passou 11 anos sem ter nenhuma montagem da ópera Lucia de Lammermoor, de Gaetano Donizetti (1797-1848). A partir desta segunda, porém, o público terá quatro chances para ver aquela que é considerada uma verdadeira obra-prima do compositor italiano no Theatro Municipal da cidade. As apresentaçoes serao realizadas hoje e quinta-feira e dias 24 e 26 deste mês.

Nao se trata, porém, de uma montagem qualquer. Em primeiro lugar, porque há um elenco de peso nos papéis principais, vindo da Metropolitan Opera de Nova York. Como protagonista, por exemplo, há a aclamada soprano norte-americana Juan Anderson.

Em segundo lugar, esta ópera conta com cenários suntuosíssimos e figurinos idem, do Teatro Colon de Buenos Aires. A música fica por conta da Orquestra Sinfônica Municipal de Sao Paulo, sob regência do maestro argentino Reinaldo Censabella, e há a participaçao do Coral Lírico.

Loucura - Lucia de Lammermoor narra, em três atos, a tragédia envolvendo as famílias Lammermoor e Ravenswood, em um jogo onde entram interesses políticos, amor e traiçao. É uma obra de carga dramática intensa, lembrada sobretudo pelos momentos de desespero e loucura vividos pela protagonista no segundo e terceiro ato.

A trama está situada na Escócia, no final do século XVII. Lorde Enrico Ashton de Lammermoor pretende casar sua irma, Lucia, com o Lorde Arturo Bucklaw, para se livrar de uma situaçao difícil. Lucia, porém, ignora a armaçao e segue firme seu romance secreto com Edgardo de Ravenswood, único representante da família arqui-rival da sua. Isso até Enrico descobrir o namoro e usar das formas mais baixas para destruir o relacionamento.

No momento em que Lucia está assinando o contrato de casamento com Arturo, Edgardo chega ao castelo para reclamar a mao da amada. Enrico e Edgardo marcam um duelo para o dia seguinte mas, pouco antes disso acontecer, Lucia tem um acesso de loucura e mata Arturo, para em seguida literalmente morrer de desgosto.

Enquanto isso, Edgardo espera seu rival no local do duelo. Este nao aparece e, tempos depois, ele vê passar um cortejo fúnebre do castelo de Lammermoor. Quando descobre que sua amada e Arturo estao mortos, crava o punhal em seu próprio peito.

Lucia de Lammermoor traz duas sopranos no papel-título: June Arderson, segunda, quinta e no dia 24; e Laura Rizzo, no dia 26. No elenco, o tenor Frank Lopardo (Edgardo), o barítono Mariusz Kwiecien (Enrico), o tenor Luciano Goes Silveira (Arturo), o baixo Stefan Szkafarowsky (Raimondo), o tenor Sergio Weintraub (Normanno), e a mezzo-soprano Magda Paino (Alisa).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;