Contexto Paulista Titulo
Economia do Interior em alta

A perspectiva de crescimento econômico no Interior continua sendo exaltada pela imprensa de prestígio

Wilson Marini
03/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A perspectiva de crescimento econômico no Interior continua sendo exaltada pela imprensa de prestígio nacional. Com o título "Complexos se multiplicam pelo interior", o jornal Valor Econômico informou na edição de sexta-feira que com a intensa migração de empresas e pessoas para o interior do País, os projetos de construção e expansão de shopping centers "pipocam em cidades distantes das capitais", fazendo coro a outras reportagens sobre a tendência.

Mercado forte e ávido

Mencionando como exemplos os eixos do Vale do Paraíba e as regiões de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, o jornal afirma que o crescimento econômico, acompanhado pela especialização dos segmentos de serviços e indústria, "criou um forte e ávido mercado consumidor". Muitos profissionais mudaram da capital em busca de melhor qualidade de vida e, com eles, levaram o hábito de consumir em shopping centers. Quem morava no Interior passou a desejar um centro comercial perto de casa, diz Guillermo Borges, superintendente do Jundiaí Shopping, inaugurado pela Multiplan em outubro com investimento de R$ 300 milhões.

Compras e conforto

Waldir Chao, diretor de operações da Sonae Sierra Brasil, afirma que o interiorano gosta de novidade, busca bons serviços, marcas disponíveis nos grandes centros e conforto para realizar suas compras. "As unidades atraem pessoas de cidades satélites, que viajam para visitar o shopping. Vão com menor frequência, mas passam mais tempo consumindo", afirma. Entre as cidades paulistas atendidas pela Sonae Sierra estão Santa Bárbara d'Oeste e Franca. O grupo Iguatemi, por sua vez, pretende inaugurar um shopping em Sorocaba (2013) e outro em São José do Rio Preto (2014).

Conta de luz

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) deflagrou nova etapa da campanha "Energia a Preço Justo". A entidade quer incentivar a população a cobrar de parlamentares votos favoráveis à aprovação da MP 579, medida do governo que propõe desconto de 20,2%, em média, nas tarifas de energia elétrica em todas as contas. "Atenção povo brasileiro. Sua conta de luz pode baixar muito a partir de janeiro. Mas tem gente jogando contra", diz mensagem em peça publicitária veiculada na imprensa. "Exija os seus direitos. Cobre do seu deputado e do seu senador para votarem a favor da MP 579.

História paulista

A Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva quer o tombamento da sede do DOI-Codi, na capital paulista, e seu uso como lugar de memória. O pedido está em tramitação no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). O prédio é localizado na rua Tutoia e ali funciona o 36º Distrito Policial. Celas estão desocupadas. Além do DOI-Codi, o prédio abrigou a Oban (Operação Bandeirantes).

Gás perigoso

Projeto de lei em trâmite na Assembleia veda a inclusão de nitrogênio líquido na composição de alimentos e bebidas. Em contato com a pele ou outros tecidos do corpo, o gás pode provocar queimaduras. Uma jovem de 18 anos teve perfuração estomacal após consumir drinque com nitrogênio líquido.

Metrô do ABC

O governo estadual informou que o edital de obras para a Linha 18 Bronze do Metrô, monotrilho que ligará a Capital ao Grande ABC, será lançado em maio. O metrô passará por Santo André, São Caetano e São Bernardo e terá 20 quilômetros de extensão.

Normas de trânsito

Os municípios devem evitar a edição de leis que normatizem questões já tratadas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) cuja competência é da União. O alerta é da CNM (Confederação Nacional de Municípios), para a qual as leis locais devem se limitar à organização das estruturas de trânsito, a composição e funcionamento das juntas administrativas de recursos e os programas de educação, estatística e fiscalização do sistema.

Breves

Sexta-feira se deu a formatura de 979 policiais militares que cursaram durante 12 meses a Escola Superior de Soldados. Eles foram selecionados em concurso com 89 mil inscritos.

O controle acionário da histórica companhia de gás natural Comgás foi transferido para o grupo Cosan.

Votorantim terá unidade "castramóvel" para cirurgias gratuitas em cães e gatos. O projeto é inspirado em ação semelhante de Sorocaba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;