Utilitário esportivo da Renault só fica atrás do Ford EcoSport no segmento, com 5.112 unidades vendidas
Lançado em outubro, o Renault Duster chegou ao País em bom momento, aproveitando a grande demanda de mercado para utilitários esportivos compactos, segmento que era totalmente dominado pelo Ford EcoSport - que teve a nova geração apresentada em janeiro em Brasília, com lançamento previsto para junho.
O número de emplacamentos mostra o sucesso do modelo da Renault. Entre janeiro e a primeira quinzena de março foram comercializadas 5.112 unidades, apenas 649 a menos que o líder EcoSport.
Para Paulo Roberto Garbossa, consultor automobilístico e professor do curso de pós-graduação em Gestão Automotiva da FEI, "até a chegada do Duster, o EcoSport nadava de braçada, principalmente porque os outros utilitários esportivos, mais equipados e com motores mais potentes, também custavam muito mais caro". Na opinião de Garbossa, o Duster trouxe o que o mercado queria, ou seja, novidade.
O consultor acredita que, com a chegada da nova geração do EcoSport, haja espaço para os dois modelos. "Há mercado para os dois. O que ninguém quer é perder volume de vendas. Vamos ver como será a estratégia de preços da Ford", analisou.
ECOSPORT
Em janeiro, a Ford apresentou a nova geração do EcoSport em Brasília, simultaneamente à sua aparição no Salão de Nova Déli, na Índia, como o primeiro veículo global de passageiros da marca criado na América do Sul. O utilitário esportivo faz parte de uma nova linha de veículos do segmento B da montadora, que atingirá produção anual de mais de 2 milhões de unidades até 2015.
O EcoSport foi desenvolvido no Centro de Desenvolvimento do Produto em Camaçari, na Bahia, um dos oito centros globais de criação de veículos da Ford e um dos mais especializados em carros compactos. Segundo a montadora, a equipe utilizou a força e experiência da engenharia da Ford em utilitários esportivos presente na Ásia, Europa e Américas, para atender às necessidades de todos os mercados ao redor do mundo.
Modelo tem opção automática
Avaliamos o Renault Duster na versão Dynamique 2.0 16V 4x2 equipada com câmbio automático, que custa R$ 65,8 mil.
O modelo agradou pelo bom acabamento e espaço interno oferecido aos ocupantes. Com 4,31 metros de comprimento, generosa distância entre os eixos - 2,67 metros - e 1,82 metro de largura, o modelo acomoda bem cinco pessoas.
O compartimento de bagagem também é amplo, com capacidade para 475 litros.
DESEMPENHO
O motor 2.0 16V não decepciona. Com 142 cv a 5.500 rpm e torque de 20,9 mkgf a 3.750 giros quando abastecido com etanol, o modelo garante boas saídas e retomadas. O câmbio automático tem quatro velocidades (poderia ter cinco).
A lista de equipamentos é bem interessante. Inclui direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros, traseiros e retrovisores elétricos, travas elétricas nas portas e no porta-malas com comando a distância por radiofrequência, air bag duplo, freios ABS, faróis de neblina, computador de bordo, rádio CD com MP3 e comandos na coluna de direção, além de rodas de alumínio de 16 polegadas.
Os únicos opcionais são bancos de couro, que custam R$ 1.600, e pintura metálica, por R$ 1.090.
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