Cultura & Lazer Titulo
CD de George Harrison e filme dos Beatles são relançados
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
27/01/2001 | 15:46
Compartilhar notícia


George Harrison declarou sua independência espiritual e criativa dos Beatles por meio de All Things Must Pass, álbum lançado em 1970 com três LPs. Foi, também, o primeiro Beatle a mostrar um trabalho solo. Remasterizado em CD duplo, esse disco foi relançado terça-feira passada na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, deve chegar, importado pela EMI, em 2 de fevereiro, mesma data do lançamento do filme Beatles – Os Reis do Iê Iê Iê (1964). Aqui e no exterior, o disco Nº 1 foi sucesso de vendas. No início do ano, Revolver (1966) foi eleito o melhor álbum de rock de todos os tempos. Bandas cover aproveitam a fama dos fab four e produtos com a marca Beatles ainda despertam interesse. O sonho pode ter acabado, mas a beatlemania se mantém rentável.

Harrison foi um Beatle que viveu na sombra de John Lennon e Paul McCartney, compositores de quase todos os hits da banda. Chegou perto de ser assassinado futilmente como Lennon, em 30 de dezembro de 1999, quando foi esfaqueado por um maníaco em sua casa.

Os Beatles não gravaram quase nada de Harrison, mas ele acumulou muita coisa e surpreendeu como compositor quando lançou seu disco em 1970. A nova versão de All Things Must Pass inclui quatro faixas que não estavam na primeira edição.

O álbum teve participação especial de Ringo Starr, seu companheiro de banda, e mais Eric Clapton, Gary Wright, Peter Frampton, Billy Preston e o então adolescente Phil Collins. A maturidade musical de Harrison despontou após uma viagem à Índia, revelada sobretudo em três faixas de Revolver: Taxman, I Want to Tell You e Within You, Without You.

Ainda nos próximos meses, Harrison lança um álbum inédito, que deve se chamar Your Planet is Doomed, o primeiro desde Cloud Nine, de 1987. All Things Must Pass encabeça uma série de relançamentos, como Living in the Material World e The Concert for Bangladesh.

Filme – Em preto-e-branco, Beatles – Os Reis do Iê Iê Iê (A Hard Day’s Night, Inglaterra, 1964) flagra a banda no auge de seu período bem comportado – aquele dos terninhos e cortes de cabelo que enlouqueciam fãs adolescentes.

Dirigida por Richard Lester, a fita começa com uma perseguição ao quarteto na estação de trem de Liverpool, de onde eles partem para Londres a fim de gravar um programa para um canal de TV.

O roteiro de Alun Owen, indicado ao Oscar, amarra histórias paralelas aos vários números musicais – A Hard Day’s Night, I Wanna Be Your Man e She Loves You, entre outros. Wilfrid Brambell interpreta um avô de Paul, um velhinho que passa o tempo todo armando pequenas intrigas e arranjando confusões. Em uma delas, incita Ringo a deixar o estúdio, provocando uma grande dor-de-cabeça no diretor de TV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;