Internacional Titulo
Protestos os preços do combustível continuam na Europa
Por Do Diário do Grande ABC
17/09/2000 | 16:02
Compartilhar notícia


Os protestos contra o alto preço do combustível se ampliaram este domingo na Noruega, Suécia e Espanha, onde as associaçoes de consumidores se preparavam para bloquear Madri e Valência, enquanto que no resto da Europa a situaçao parecia voltar à normalidade.

Na Noruega, o bloqueio dos principais depósitos de combustível no Sul do país terá início na noite deste domingo, informou a Bilerenes Interesseorganisasjon (BIO), entidade que reúne motoristas e profissionais das estradas (caminhoneiros).

Essa associaçao reclama uma reduçao de sete coroas norueguesas (US$ 0,8) no preço do litro de gasolina, que atualmente vale 10 coroas, das quais 7,36 coroas sao apenas de impostos.

A BIO estima que cerca de 900 caminhoes poderao bloquear as entradas de cinco depósitos, enquanto que a seçao local do Hordaland, Sindicato dos Transportistas de Estradas (NLF), dirá, na noite deste domingo, se vai se unir à medida de força do BIO e, nesse caso, se organizará o bloqueio de mais quatro depósitos.

A empresa petroleira anglo-holandesa Shell anunciou neste domingo uma baixa no preço do combustível a varejo na Noruega, reduzindo o preço do mesmo de 10,99 coroas norueguesas a 10,89 coroas a partir desta segunda-feira, ou seja, uma reduçao de 1,1%. Na Noruega os motoristas formam filas nos postos de gasolina, temendo a falta do combustível nos próximos dias.

Na Suécia, cerca de cem agricultores e caminhoneiros realizavam a chamada "operaçao tartaruga" em várias cidades para protestar contra a carestia do gasolina. Para segunda-feira, os agricultores prometeram uma operaçao de protesto "espetacular".

Proprietários de caminhoes levantaram a maioria das barreiras, mas anunciaram que na segunda vao endurecer sua posiçao.

Na Espanha, a organizaçao dos consumidores de combustível, que reúne cerca de 20 organizaçoes importantes de consumidores, transportistas, agricultores e pescadores, tem previsto bloquear Valência (sudeste) na próxima sexta-feira e Madri em 25 de setembro, enquanto que o Comitê Nacional do Transporte de Estrada (CNTC) convocou uma greve de 72 horas a partir de 2 de outubro.

No entanto, neste segunda começarao as negociaçoes entre o Governo de José María Aznar e representantes dos transportistas e agricultores para paliar o efeito da alta do combustível.

Na Alemanha, as autoridades anunciaram na tarde deste domingo que adotarao medidas compensatórias para os setores da populaçao mais afetados pela alta do preço do petróleo. Nenhum detalhe foi dado a respeito disso e nao havia na Alemanha qualquer sinal de um movimento mais organizado.

A Federaçao alema de Transportistas de Mercadorias convocou todas as empresas de transporte para se manifestarem no dia 26, mas nao pretende criar bloqueios no país.

No resto da Europa prevalecia uma situaçao tranqüila. Nenhum movimento de protesto foi registrado na Holanda, depois do acordo firmado ontem entre o governo e as organizaçoes de transportistas.

Na Gra-Bretanha, as companhias petroleiras estimaram neste domingo que metade dos 13 mil postos de gasolina britânicos foram reabastecidos, mas as filas de espera para comprar combustível prosseguiam.

Os especialistas advertiram que ainda serao necessárias várias semanas para normalizar a situaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;