Cultura & Lazer Titulo
Começa o envio das cédulas do Oscar
Patrícia Vilani
Com Agências
07/01/2001 | 16:54
Compartilhar notícia


A corrida pelo Oscar de 2001 começou oficialmente na última sexta-feira nos Estados Unidos, quando foi iniciado o envio das cédulas listando os 242 títulos que podem ser indicados à estatueta de melhor filme. A lista, que neste ano tem dois competidores a menos, será reduzida a cinco nomes quando os finalistas forem anunciados em 13 de fevereiro. Eu Tu Eles, de Andrucha Waddington, candidato do Brasil a uma das cinco vagas ao Oscar de Filme Estrangeiro, só deve estrear por lá em fevereiro.

Dois dos favoritos às principais indicações são Traffic e Erin Brockovich, ambos dirigidos por Steven Soderbergh, já que os dois estão entre os indicados para o Globo de Ouro de melhor drama e o primeiro foi o escolhido dos críticos nova-iorquinos. O outro é O Tigre e o Dragão, de Ang Lee, favorito da crítica de Los Angeles, que pode ainda concorrer na categoria filme estrangeiro.

Os Contos Proibidos do Marquês de Sade, de Philip Kaufman, que está em cartaz na região, foi eleito o melhor filme do ano pela Associação Nacional de Críticos e tem grandes chances. Gladiador, de Ridley Scott, e Sunshine, de István Szabó, ambos indicados ao Globo de Ouro, podem completar a lista.

Cerca de 5,6 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas podem votar. A cerimônia do 73º Oscar acontece em 25 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;