Setecidades Titulo Atenção Básica
Cidades da região pleiteiam vagas no Mais Médicos
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
19/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Três municípios da região pretendem solicitar ao Ministério da Saúde a reposição de profissionais do Mais Médicos: São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires. O governo federal anunciou mais uma etapa do programa. O edital permite a reposição de vagas desde a última seleção e também novas adesões. Serão ofertadas 1.400 oportunidades a médicos brasileiros com registro no País, e, em caso de não preenchimento, para brasileiros formados no Exterior.

São Bernardo precisa repor duas das 39 vagas que tem direito. Já Mauá informou que necessita de um médico dos 47 disponibilizados por meio do programa e Ribeirão Pires pleiteará a reposição de dois dos 18 profissionais que atuam na cidade.

São Caetano foi o único município que não teve interesse em participar do programa federal. Já os demais não forneceram as informações solicitadas até o fechamento desta edição. Diadema, inclusive, recebeu apenas dez dos 35 médicos solicitados. A cidade perdeu o primeiro prazo para adesão ao programa.

Criado em 2013, o Mais Médicos fixa profissionais nas regiões com carência de clínicos gerais. Entre as sete cidades, são 150 médicos de família que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Para a concessão de vagas a municípios ingressantes serão obedecidos critérios já definidos anteriormente em resolução, como a estimativa da população que necessita ser coberta pela Atenção Básica no município e a quantidade de equipes necessárias para atendimento de 100% da população com maior prioridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;