Nacional Titulo
Brasil receberá refugiados do Irã ainda este ano
Por Das Agências
16/01/2001 | 00:23
Compartilhar notícia


Um acordo entre o governo do Brasil e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) fará com que ainda este ano o país receba vítimas de perseguição no Irã e, possivelmente, de vários países africanos, disse esta segunda-feira a Secretária Nacional de Justiça, Elizabeth Sussekind.

"Pelo que ficou acertado, o Brasil vai reassentar as famílias em Estados onde há condições para isso. Por isso, vamos iniciar uma pesquisa estudando, entre outras coisas, o mercado de trabalho", disse a funcionária.

O acordo tem por objetivo permitir a instalação de famílias que sofram perseguição religiosa, política ou étnica. Inicialmente, o Brasil deve receber 30 famílias da comunidade Baha'i que vivem no Irã, onde a seita não é reconhecida constitucionalmente.

Com relação aos países africanos, a secretária disse que foram identificadas as áreas mais graves, mas ainda estão negociando.

"Os lugares de maior conflito são o Sudão e Serra Leoa. O acordo nesse sentido ainda não foi concluído, mas também estamos estudando essa possibilidade", disse Sussekind.

"Este é um projeto sobretudo humanitário. As primeiras 30 famílias servirão como experiência, para que depois possamos receber mais pessoas", disse a secretária.

O Brasil abriga atualmente cerca de 2.300 refugiados políticos, fundamentalmente de países africanos (80% do total). Desse total, a maioria vem de Angola (57%) e o restante da Libéria e de Serra Leoa. Cerca de 70% dos refugiados se concentram no Rio de Janeiro.

Sussekind recebeu esta segunda-feira em audiência o jovem Gofu Félix Corleoma, 17 anos. Corleoma, nascido em Serra Leoa, viajava clandestinamente, junto com três amigos, quando foram descobertos e lançados ao mar perto da costa de Natal (RN), no dia 31 de dezembro.

Apesar da idade, Corleoma deverá receber asilo político no Brasil, já que sua situação é comprovadamente a de um perseguido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;