Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Tema estimula criatividade dos estudantes

André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Caroline Garcia
Especial para o Diário

22/09/2012 | 07:00


O gênero é livre. Pode ser dissertação, narração, conto, poesia, carta, desenho e até letra de música. A única exigência do 6º Desafio de Redação, promovido pelo Diário, é escrever sobre o tema Álcool: você não precisa disso para se dar bem. Justamente por esse motivo, os estudantes soltam a criatividade nas produções.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Brasília, em São Bernardo, Maiza Yumi Kanii, 17 anos, combinou texto e ilustração. "Li o tema e pensei no desenho. Resolvi falar sobre leitura e álcool. Quando se abre um livro, é possível chegar a mundos para os quais a bebida não te leva." No ano que vem, a estudante pretende cursar faculdade de Design de Moda ou Interiores.

No 7º ano do Ensino Fundamental, Caio Mateus Paiva Gouveia, 12, resolveu inovar e fez a redação em forma de escala, como se fosse um bêbado caindo. "Falei sobre o vício e desenhei uma caveira, daquelas dos produtos perigosos", disse o aluno.

Em dissertação, Leonardo Aquino, 16, abordou o psicológico dos dependentes. "Há pessoas que buscam a fuga no álcool e se autodestroem. É uma euforia passageira porque beber nunca é a solução", afirmou o aluno do 3º ano do colégio. Na casa dele, os pais não costumam conversar sobre o assunto. "Eles sabem que tenho consciência das minhas atitudes e só reforçam isso quando saio."

Para Rodrigo Leite, 18, é fácil para o jovem conseguir bebidas alcoólicas. "Qualquer adolescente que tiver um amigo maior de idade consegue comprar sem problemas."

O prêmio principal do concurso literário será uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), co-realizadora da iniciativa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;