ABC da Economia Titulo Coluna
Contabilidade: fonte de decisões
Por Lucio Flávio Franco e Beatriz Teixeira Lima
03/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Nos últimos tempos, somos surpreendidos com informações não fundamentadas que algumas áreas ou profissionais devem perder sua importância, dado ao estágio atual da tecnologia agregado aos novos modelos de gestão nas empresas. Não é difícil encontrar menção à área contábil, porém, a relevância e importância da contabilidade para a formação de opinião para as tomadas de decisões são indiscutíveis quando se conhece os benefícios para as empresas e seus gestores. 

As exigências por decisões mais assertivas e ágeis são mandatórias para a sobrevivência e a definição da lucratividade empresarial. Esse é apenas um dos motivos que consolida a contabilidade como uma ferramenta essencial no suporte dos processos estratégicos das organizações contemporâneas. Tratei deste tema em nota técnica da 18ª Carta de Conjuntura do Observatório Conjuscs (Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano).

Quando se toma decisões dentro das empresas, uma das grandes dificuldades refere-se ao desconforto para efetivação de tal atividade. É normal que queiramos tomar a decisão mais assertiva e que essa traga os resultados esperados. A necessidade de informações fidedignas é muito coerente com uma política empresarial que dá ênfase à ética, ao compliance, ao politicamente correto em todos seus aspectos. 

A sociedade atual cobra com vigor esses procedimentos da gestão das organizações, fazendo com que os itens acima citados façam parte dos pilares de existência e do modus operandi das organizações. A ciência contábil, baseada em seu campo de laboração científica, não pode ser compreendida como um fim em si mesma. Ou seja, que as informações por ela geradas devam atender à administração, acionistas, stakeholders e não apenas os interesses dela própria. 

Dessa forma, as normas e regras de contabilidade têm passado por transformações profundas, quer em seus conceitos de aplicabilidade, quer em amplitude de conhecimento e porque não dizer em evolução social que acompanha as mudanças necessárias. As normas internacionais de contabilidade cumprem uma importante missão de unificar conceitos e superar barreiras de culturas e formas de apresentações de informes contábeis, adotando um padrão compatível, único e compreensível, de alta qualidade e aceito globalmente. Contribuindo para transparência, segurança, eficiência e exatidão de informações que possam gerar conhecimentos para facilitar o processo decisório. 

Atualmente a contabilidade ganhou diversas áreas colaborativas de peso no uso de suas informações. Essas, com seus novos softwares, metodologias e procedimentos, são capazes de interpretar e organizar uma quantidade muito grande de dados, de forma a agilizar o processo de confecção de uma informação numérica ou textual, com finalidade de melhorar o processo decisório. 

A qualidade da informação para gestão, além da ótica localizada, prescinde da visão global, necessária para definições precisas. A interpretação dessas informações entre as organizações e o público interno e externo é uma necessidade premente e identificável, em função do papel exercido por essas empresas no dia a dia da sociedade. Aos usuários externos das informações das empresas, principalmente os investidores, credores, fornecedores etc., a contabilidade assume papel de principal intermediadora, levando conhecimento sobre o estado de seu patrimônio e suas mutações efetivadas. As informações contábeis contribuem de maneira significativa a todas as decisões que são tomadas em áreas internas que as utilizam.

A contabilidade tem como missão a responsabilidade de prover todas as informações possíveis sobre as mutações e a movimentações econômicas e financeiras do patrimônio das organizações. Sendo assim, torna-se imprescindível que os usuários externos e internos sejam capazes de compreender a lógica pela qual as informações são desenvolvidas e confeccionadas. Na atualidade, existem muitos usuários dessas informações, alguns altamente qualificados e exigentes. 

Mas também temos grupos de usuários que são ávidos por informações, porém, leigos em conhecimento dos conceitos contábeis. Acredito que um dos desafios da área contábil moderna será a preparação de informações que possam ser compreendidas e utilizadas por todos que desejam e precisam. A contabilidade como uma grande ciência com diversos pontos a serem explorados possui vertentes em seu campo de atuação que ainda são passíveis de evolução, diante desses novos mercados que estão em constantes movimentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;