Palavra do Leitor Titulo
Google e Apple: briga pelos mapas

A Apple mais uma vez surpreende e está em busca da supremacia...

Dgabc
22/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A Apple mais uma vez surpreende e está em busca da supremacia em software. O iOS 6, que será lançado em breve, contará com sistema próprio de mapas on-line. Desta forma, os usuários dos dispositivos móveis da Apple poderão deixar de usar o Google Maps. A Apple já vinha pensando nisso há algum tempo. Tanto que nos últimos anos adquiriu três empresas de mapeamento e localização. A novidade não foi surpresa para o Google, que uma semana antes anunciou melhorias no Google Maps.

O interesse da Apple em se desvincular do Google aconteceu quando houve o lançamento do Android, que é o principal concorrente do iOS. Desde então, a Apple vem tentando se tornar independente do Google e o sistema de localização é só o primeiro passo.

Os sistemas são bem parecidos, mas o Google sai um pouquinho na frente. Ambos têm imagens 3D, navegação passo a passo e podem ser iniciados por comando de voz. Mas o Google Maps mostra imagens de 360 graus no nível da rua e anunciou que permitirá baixar os mapas mesmo off-line. Ainda não temos certeza se essas facilidades estarão disponíveis no sistema da Apple. Mas em um quesito o iOS 6 sai na frente: permite gerar rota alternativa automaticamente, caso o trânsito esteja ruim, por exemplo. Pesquisa do mercado mundial de smartphones divulgada pela IDC (International Data Corporation) destacou que no primeiro trimestre esses sistemas juntos atingiram 82% do mercado - 59% do Android e 23% do iOS. No período, a consultoria afirma que foram comercializados 152,3 milhões de smartphones em todo o mundo.

No Brasil, a diferença dos dois (Android e iOS) é maior ainda. Estima-se que 27 milhões de brasileiros possuam smartphones, o que equivale a 14% da população, segundo pesquisa realizada pelo Google e Ipsos Media CT. Quando se trata de sistemas operacionais, o mais usado entre os entrevistados é o Android, com 28%, seguido do Symbian, 13%, Windows Mobile, 12%, Blackberry OS, 10%, e o iOS fica com só 6%. Ou seja, o Android, do Google, leva vantagem sobre o iOS, da Apple. Mas outra informação divulgada pelo Wall Street Journal é que a metade dos usuários do Google Maps possui aparelhos Apple. Com o novo sistema de cartografia trazido pelo iOS 6, o Google Maps perderá diversos usuários. Vamos acompanhar os próximos acontecimentos.

João Moretti é diretor-geral da MobilePeople, empresa especializada em soluções móveis corporativas.

PALAVRA DO LEITOR

Mulheres

Pelo que podemos flagrar, andando pelas sete cidades, o número de mulheres candidatas parece ter registro de excelência em relação a outras eleições. Já não era sem tempo, pois, conforme os machistas de criação, ainda continuam acreditando que as mesmas não trazem competência a algumas atividades públicas e privadas. Somos sabedores que muitas, atuando na mesma área e gestão funcional que o homem, ganham aproximadamente de 30% a 40% menos em seus vencimentos. Como poderemos aspirar ao quinto lugar no ranking da economia mundial se somos antepenúltimos em preconceito plural e machismo, ainda, feudal?

Cecél Garcia, Santo André

Prestes Maia

De que adianta colocar farol novo e aumentar o tempo de espera para o pedestre? Sem radar, basta o cidadão colocar um pé na faixa que vem um motociclista, um carro apressado, em cima, com o farol vermelho para eles! É o que ocorre na Avenida Prestes Maia, em Santo André, principalmente em frente à faculdade Fundação. Aconteceu de novo, já que todos os dias tenho que atravessar as três pistas para pegar o ônibus da Linha I-01 que, sempre, não cumpre os horários. Sem falar nos viciados, que vivem cercando os cidadãos pedindo dinheiro dentro do campus. Cadê a fiscalização e os agentes de trânsito? Cadê os policiais para dar segurança aos pedestres que utilizam o espaço todos os dias?

Luiz Ferreira, Santo André

Sabe tudo!

Os advogados de Roberto Jefferson e de réus do Mensalão jogaram Lula no centro do escândalo. Também foi dito, por Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que o ex-presidente é ‘safo', evidenciando sua participação. José Dirceu, companheiro de todas as horas, disse que Lula não dá cheque em branco para ninguém, que sabe de tudo que acontece. Se, por ingenuidade, alguém duvidar que o líder mor do PT não só sabia da compra de parlamentares como era um dos cérebros dessa empreitada ilegal é só lembrar que ele tem vasta experiência em trabalhar com dinheiro fruto de desvio público.

Myrian Macedo, Capital

Santo André

A eleição à Prefeitura de Santo André promete ser superacirrada. Na preferência dos eleitores estão Carlos Grana e Aidan Ravin. Corre por fora Salles, que nunca ganhou nada e, portanto, não tem experiência para gerir a cidade. A encantadora Santo André, terra de João Ramalho, é a minha cidade, onde nasci, cresci e moro até hoje, graças a Deus. Então, é muito significativo o eleitor saber cravar o voto, de forma oportuna e afortunada, para que essa terra não caia em desgraça. Saibam escolher, essa é a hora de dar o troco àqueles que querem se aproveitar da boa-fé do povo de uma das mais importantes cidades do Grande ABC.

Edson Rodrigues, Santo André

Neymar

Neymar está incomodando muito os adversários e conseguindo bons resultados para o Santos. É interessante a alegação de muitos jogadores, dirigentes e até de jornalistas, de que ele simula faltas! Ora, todos jogadores brasileiros são exímios simuladores de faltas e contusões. Por que não citar todos? Por que só o Neymar? Afinal, para isso existe trio de arbitragem, que deve decidir quando é falta ou não. A inveja mata e a perseguição vira contra o invejoso.

Benone Augusto de Paiva, Capital

Superfaturamento

Imunizado por tanta denúncia sobre superfaturamento, não me sinto tão chocado ao tomar conhecimento dos R$ 500 milhões gastos a mais pelo Ministério da Saúde, chegando a pagar 163 vezes mais caro um dos medicamentos. E pior, ainda tentam justificar, na maior cara de pau! E os responsáveis ainda não foram afastados e processados.

Luiz Nusbaum, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;